segunda-feira, 21 de julho de 2014

Fátima Bernardes homenageia João Ubaldo em seu programaFátima Bernardes homenageou o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro em seu programa, Encontro, da Globo, nesta sexta-feira, 18. Desde a última semana, a apresentadora vem "colhendo" livros de uma planta que fica no estúdio e que chama de "pé de livros". Desta vez, indicou "Viva o Povo Brasileiro", de João.
"Muito mais do que uma dica, é uma homenagem ao João Ubaldo Ribeiro, que morreu hoje aos 73 anos. Um baiano que escolheu o Rio de Janeiro para viver, e que falava sobre o povo brasileiro de uma maneira impressionante. Esse livro ajuda muito a gente a entender quem a gente é", disse Fátima.


Pela tradição, membros da ABL são velados na sede da Academia e enterrados no mausoléu da entidade, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da cidade.
O escritor era casado com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, com quem teve dois filhos, Bento e Francisca. Tinha outras duas filhas, Emília e Manuela, de um casamento anterior, com Mônica Maria Roters.
João Ubaldo ocupava a cadeira nº 34 da ABL desde 7 de outubro de 1993, e da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde tomou posse em 2012. Ele também era colunista do Jornal A TARDE, onde escrevia aos domingos, no Caderno 2+. A penúltima coluna assinada por ele foi publicada no domingo, 13, com o título "Maus perdedores". A última escrita por João Ubaldo, que seria publicada no próximo domingo, 20, foi antecipada para esta sexta [LEIA].

Nenhum comentário: