terça-feira, 22 de julho de 2014

Pegando carona no hype do novo filme para relembrar um CLÁSSICO dos anos 90

“Beast Wars”: quando os Transformers eram animais e dinossauros
Nascia, em 1996, “Beast Wars”
O ano é 1995. A PIXAR lança “Toy Story“, o primeiro longa metragem em animação gráfica. A revolução causada por Woody e seus amigos é vista até hoje, e claro, há quase 20 anos atrás, isso causou o maior furor. A renovação respingou em todos os cantos, e um desses pingos caiu sob uma das maiores séries (e linha de brinquedos) do mundo: Transformers.
“Transformers – A Era da Extinção”: os 30 anos da série em 30 curiosidades

 Como sempre, a Hasbro apostava alto em sua nova linha de brinquedos, e assim como fez 10 anos antes, encontrou em uma série animada a melhor maneira para divulgar os novos xodós da criançada. Essa linha de empreendimento será continuada até os dias de hoje, afinal, quem não deseja um action figure do Grimlock?

Ao invés de apostar em carros, tanques, helicópteros e outras máquinas do gênero, os roteiristas vão além do que se podia imaginar e colocam os Transformers em corpos de animais e dinossauros. Mesmo que os Dinobots já existissem no universo, seria a primeira vez que isso aconteceria com bichos totalmente reais. Se isso foi motivado devido ao estrondoso sucesso do ainda recente “Jurassic Park“, não da pra afirmar, mas ver Megatron como um Tiranossauro Rex foi uma das coisas mais marcantes da minha infância.

Exibido na Rede Record ainda no final da década de 90, a série conquistou crianças e adolescentes. Na época eu deveria ter por volta de 10 anos, e lembro perfeitamente de ver amigos mais velhos da escola correndo pra casa, assim que a aula acabava, pra pegar o comecinho (era por volta do meio dia). A trama era bem amarradinha e cheio de personagens carismáticos. Todos eram bem trabalhados, e a maneira como encaixaram a espécie com a personalidade casou perfeitamente.
Maximals vs Predacons
Optimus Primal, Cheetor, Rhinox, Rattrap, Tigertron e o desertor Dinobot. Esses eram os Maximals.
Megatron, Terrorsauro, Scorponok, Tarântulos e, o meu favorito, INFERNO! Esses eram os Predacons.
Foram cerca de 52 episódios, animação em CGI que, por mais que hoje pareça defasada, na época, foi algo pra se aplaudir em pé. 52 episódios com tramas bacanas e que sempre nos prendiam. Todo mundo esperava pelo momento em queOptimus iria gritar MAXIMAR! É claro que a transformação não é tão detalhada quanto em “Transformers – A Era da Extinção“, mas era maneiro demais ver a cabeça do rinoceronte de Rhinox se abrindo.
Com arcos fechados em cada episódio, a série explorou muito bem cada um dos personagens. Sem contar as novas adições para os dois lados do grupo que sempre aconteciam. Tigertron eInferno foram bons exemplos. Aliás, depois de Inferno, tudo passou a ficar mais divertido.
Ele foi, de longe, o mais doente Predacon. Em vésperas do lançamento do novo filme de Michael Bay, não da pra descartar a possibilidade de um filme com essa galera. Ou pelo menos uma pontinha como foi com os Dinobots.
Mesmo com tantos brinquedos, desenhos e filmes, “Beast Wars” ainda é a maior referência que tenho do universo Transformers. É a década de 90 sempre se mostrando superior. Enquanto a criançada da década de 80 e do século XXI piravam em camaros e caminhões, nós, noventitas, temos umTIRANOSSAURO REX como referência.

Nenhum comentário: