sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mestre dos quadrinhos underground, Robert Crumb ilustra os cinco primeiros livros bíblicos, seguindo fielmente o texto, em Gênesis

E Crumb recriou a BíbliaAdaptação da Bíblia é o quadrinho mais vendida segundo NY Times
DEPOIS DE JOSÉ SARAMAGO, ateu e um dos mais importantes escritores da atualidade, lançar sua visão sobre as primeiras passagens bíblicas em Caim, é a vez de Robert Crumb, também ateu e um dos mais importantes artistas gráficos do mundo, fazer o mesmo. Em Gênesis, ele ilustra desde a criação da Terra até a ascensão e morte de José no Egito.

"Se minha interpretação visual e literal do livro do Gênesis ofender ou ultrajar alguns leitores, o que parece inevitável dada a reverência de tantas pessoas por ele, tudo que posso dizer em minha defesa é que abordei isto como um trabalho de pura ilustração, sem intenção de ridicularizar ou fazer piadas visuais", escreveu Crumb na introdução.
O que ele fez foi, com traços em preto e branco, recriar passagens fortes da história religiosa da humanidade, reproduzindo barbáries, a destruição de Sodoma e Gomorra e mesmo a passagem em que as filhas de Ló embebedam e seduzem o pai para garantir a continuidade familiar.

Nenhum comentário: