quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O que são flavonóides e seus benefícios para saúde

O que são flavonóides e seus benefícios para saúde
CLIQUE NA IMAGEM LEIA MATÉRIA COMPLEMENTAR

Os flavonoides são compostos bioativos do grupo dos polifenóis encontrados em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja e tem como função a proteção das plantas contra danos oxidativos, são pigmentos vegetais de cores azul, azul avermelhado e violeta.
Os flavonoides possuem são varredores de radicais livres e são queladores dos íons metálicos, protegendo os tecidos contra radicais livres de oxigênio e peroxidação de lipídeos. A divisão dos flavonoides está baseada na conexão do anel aromático B ao anel heterocíclico e as subclasses são: flavonas, flavonóis, isoflavonas, flavononas, antocianinas, flavonols, flavonóis.

Flavonas
Entre as flavonas a apigenina e luteolina estão presentes em grãos, vegetais folhosos e ervas. Estudos demonstram que a apigenina obteve efeitos citostático e antiangiogênicos in vitro e também inibição da proliferação de células normais e tumorais in vitro.

Flavonóis
Os flavonóis pertencem a uma subclasse de flavonóides com diferentes características estruturas e bioquímicas. Quercetina, caemferol e miricetina são os flavonóis mais comuns e tem efeito antioxidante, podendo ser encontrado em frutas, vegetais e bebidas como chás e vinho tinto.

Flavanonas
As flavanonas constituem a maioria dos flavonóides e estão presentes em frutas cítricas, incluindo laranja, limão, tangerina e lima. Os principais exemplos de flavanonas são hesperidina, naringina, narirutina, eriocitrica, neo- hesperidina, didimina, neo- eriocitrina e poncirina. Evidências sugerem o uso das flavanonas tem papel no tecido epitelial vascular.

Flavanols
Os principais representantes dos flavanols são catequinas, epicatequina, epicatequina- 3- galato, epigalocatequina e epigalocatequina- 3- galato. As fontes de catequinas são chás, frutas e chocolates.

Antocianinas
São metabólitos secundários hidrossolúveis, responsáveis pela coloração azul púrpura e vermelhos de algumas plantas. As antocianinas mais comuns são cianidina, delfinidina, petunidina, peonidina, pelargonidina e malvidina e suas fontes são repolho roxo, alface roxa, alho, batata de casca avermelhada e batata- doce roxa.
Isoflavonas
Os isoflavonóides são encontrados mais comumente nos legumes e sua principal fonte é a soja. A genisteína, daidzeína e o metabólito de daidzeína equol são as Isoflavonas mais comuns. As Isoflavonas são também são considerados fitoestrógenos em razão da capacidade de ligante para a e ß- receptores de estrógenos.

Benefícios dos flavonóides: Efeito antioxidante
A atividade antioxidante de compostos fenólicos é principalmente devida às suas propriedades de óxido - redução, as quais podem desempenhar um importante papel na absorção e na neutralização de radicais livres, quelando do oxigênio triplete e siglete ou decompondo peróxidos. Existem duas categorias de antioxidantes, os naturais e os sintéticos.
O consumo de antioxidantes na dieta podem torna-se substâncias protetoras a uma serie de doenças que podem estar relacionadas aos danos causados pelo oxigênio extremamente reativos, entre elas destaca-se artrite, aterosclerose, diabetes e câncer (DEGÁSPARI, 2004).

Efeito na aterosclerose
Os flavonóides com seu efeito antioxidante que sequestra os radicais livres, evitando a peroxidação lipídica e retardar o processo de aterogênese. Esses radicais livres provêm das células do sistema imune e é parte da defesa do corpo contra infecções.

A Quercetina é um exemplo de flavonóide que tem papel importante pois mantêm a integridade vascular por sequestrar os radicais livres, inibição da peroxidação lipídica, atividades da lipogenase, da ciclooxigenase e da fosfolipase A2. Os flavonóides também inibem a oxidação de LDL, a agregação plaquetária e a atividade da proteína quinase C e promovem a vasodilatação.

A Quercetina esta presente em bebidas como o vinho, o qual tem estudos que demonstram a sua eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção do câncer e neuroprotetora (BEHLING, 2004; PENNA, 2004).

Outros efeitos dos flavonóides: As outras propriedades apresentadas pelos flavonóides esta relacionada a atividade anti-inflamatória por bloquear processos sintéticos dos eicosanóides e são também responsáveis por processos mitogênicos, interação célula - célula, incluindo possíveis efeitos na adesão molecular.

A quercetina e a apigenina tem demonstrado efeito anti-inflamatória por inibição de COX - 2 e de óxido nítrico sintase. A luteolina e a quercetina também pode reduzir a ativação do sistema complemento, o que diminuem a adesão de células inflamatórias no endotélio, reduzindo a resposta inflamatória (MACHADO, 2008).

Referências:

LUSIS, A.J. Atherosclerosis. Nature Reviews, v.407, p.233-241, 2000.
PENNA, N. G; HECKTHEUER, L. H. R. Vinho e saúde: uma revisão. Infarma, v. 16, n. 1- 2, p.64 - 67, 2004.
DEGÁSPARI, C. H; WASZCZYNSKYJ, N. Propriedades antioxidantes de compostos fenólicos. Visão acadêmica, v. 5, n.1, p.33- 40, 2004.
MACHADO, H; OLIVEIRA, T. T; NAGEM, T. J; PETERS, V. M; FONSECA, C. S. Flavonóides e seu potencial terapêutico. Boletim do Centro de Biologia da Reprodução, v. 27, n. 1 - 2 p.33-39, 2008.
MADELAINE, J; ZALCMAN, G. Biology of bronchial cancer. EMC - Pneumologie 2, p.9 - 31, 2005. COTRAN, R. S; KUMAR, V; COLLINS, T. R. Patologia Estrutural e Funcional. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 233 - 293, 2000.
Resultado de imagem para PORTAL EDUCACAO
fonte pesquisa

Nenhum comentário: