domingo, 11 de novembro de 2012

Esta história oral — pessoas idosas incentivadas a gravar suas memórias — abre novas perspectivas no campo das pesquisas social, política e militar... Vozes Esquecidas extrai do arquivo de som do Museu Imperial de Guerra a crônica da Primeira Guerra Mundial como esta nunca foi contada: por meio da vívida lembrança dos homens nas trincheiras.” (The Times)
 Uma nova história contada por homens e mulheres que vivenciaram o primeiro grande conflito do século XX
A Primeira Guerra Mundial é um dos episódios mais marcantes na história da Humanidade. Imagine esse conflito narrado não por um estudioso, mas pelas pessoas que o vivenciaram e sofreram durante muitos anos. Tais relatos estão contidos em Vozes Esquecidas da Primeira Guerra Mundial, de Max Arthur, em associação com o Museu Imperial de Guerra britânico.
A ideia do livro surgiu em 1972, quando acadêmicos e arquivistas do museu começaram a procurar homens e mulheres que tinham sobrevivido à Primeira Guerra Mundial. Vozes Esquecidas traz depoimentos dessas pessoas e de veteranos que lutaram por seus países.
O livro, com introdução de Sir Martin Gilbert, apresenta depoimentos de todos os tipos de cidadãos: soldados, costureiras, estudantes, políticos, dentre outros, e muitas fotos. Os capítulos estão divididos pelos anos da guerra (1914-1918). É curioso e angustiante notar a diferença dos relatos do começo e do fim do livro: antes, esperança e certeza de um conflito rápido; depois, medo e incerteza quanto à sua duração.

Nenhum comentário: