sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"O Iluminado": livro e filme perturbadores
Danny Torrance não é um garoto normal. Longe disso. Ele pode ouvir pensamentos de qualquer pessoa e tem uma percepção extra-sensorial de tudo o que está à sua volta. Ele é um "iluminado". Pode ter longas conversas com outras pessoas como ele sem nem mesmo abrir a boca. E agora, ele está de mudança para o imponente Hotel Overlook, onde vai passar todo o inverno. Mas não pense que esse é algum tipo de viagem de férias. Seu pai, Jack Torrance, foi contratado para ser o zelador do local que, durante esses meses, fica fechado ao público e totalmente inacessível, devido às tempestades de neve. Apenas Danny, Jack e sua mãe, Wendy, serão os hospedes desse hotel que já foi palco de escândalos e assassinatos.
É com essa premissa que o pai do horror moderno, Stephen King, dá início à sua terceira obra literária, lançada em 1977. Quando King lançou "O Iluminado", já era um escritor reconhecido.
Suas duas obras anteriores, "Carrie - A Estranha" (1974) e "A Hora do Vampiro" (1975), haviam conquistado crítica e público, fazendo com que King começasse a trilhar o caminho dos grandes autores. Também, pudera: King sempre segue uma linha narrativa perturbadora, que faz com que o leitor não queira largar o livro até chegar ao seu desfecho.
Filme:

Nenhum comentário: