quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

  A empatia de Cassandra Clare com seu público é mesmo perfeita. A prova está nos números: a cada livro lançado, ela abocanha mais uma colocação nas prestigiadas listas americanas. Sua trilogia Instrumentos mortais — iniciada com Cidade dos ossos, lançado por aqui em 2010 — é um sucesso editorial. Com milhares de exemplares vendidos, ganha, em breve, versão cinematográfica, em co-produção da Sony e direção de Scott Charles Stewart. O mesmo do cult Sin City.
A febre é tamanha que Cassandra escreveu uma prequel. E, sim!, este também chegou ao topo da lista do New York Times. Um salto e tanto para quem começou a carreira postando histórias sobre o universo de Harry Potter e Senhor dos anéis em sites de fanfiction. Dona de seus próprios personagens, Cassandra é mestre em criar universos de fantasia extremamente críveis. Em Cidade das cinzas, segundo volume da trilogia, retornamos ao mito dos nephilim — homens e mulheres que trazem, em suas veias, o sangue de anjos.
Depois ser apresentada ao Mundo de Sombras e a Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo.
Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.


Fenômeno editorial, Cassandra Clare começou a carreira de escritora postando histórias em sites de fanfiction. Para quem não conhece, um estilo literário em que fãs usam personagens já existentes para criarem suas próprias narrativas. Reza a lenda que alguns famosos roteiristas de TV chegam a utilizar o artifício para testarem a popularidade de algumas idéias antes de as colocarem em prática.
Após acompanhar as aventuras de Harry Potter e da turma de O senhor dos anéis, Cassandra decidiu dar asas à própria imaginação e criar seus heróis. O resultado tomou de assalto as listas de mais vendidos do New York Times. Sua trilogia Instrumentos mortais vendeu milhares de exemplares e ganha, em breve, versão cinematográfica pela Sony, sob direção de Scott Charles Stewart. O mesmo do cult Sin City. Mais: inspirou quatro mil histórias no Fanfiction.net, meca do gênero.
O sucesso foi tanto, assim como a loucura dos fãs em torno da série — há jóias, t-shirts, etc inspirada nos personagens —, que Cassandra teve que escrever uma prequel, uma espécie de livro zero da trama, e esta chegou ao topo da lista do New York Times! No Brasil, os dois primeiros livros da trilogia, Cidade dos ossos e Cidade de cinzas, somam praticamente 40 mil exemplares vendidos. Número de fôlego para o mercado nacional... e que não para de crescer. Em Cidade de vidro , último volume da trilogia, a já conhecida heroína Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, para salvar a vida de sua mãe, em um coma mágico induzido pelo terrível Valentim. Um homem que quer purificar o mundo de toda criatura que não seja 100% humana ou 100% nephilim. Um detalhe: entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e pode significar a morte. Mas nenhuma regra irá afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la.


A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace se afasta sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Nenhum comentário: