terça-feira, 28 de maio de 2013

"Ele era um general ousado e muito admirado, sua personalidade e seu destino criando uma lenda duradoura negado a muitos ortodoxos, e, finalmente, mais bem-sucedido, os comandantes."
Alan Palmer
Ficheiro:Bundesarchiv Bild 183-J16362, Erwin Rommel.jpg
#Rommel nasceu em 1891 em Heidenheim. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se destacou no Terceiro Exército alemão e foi condecorado por sua bravura e liderança. Após a guerra, Rommel permaneceu como oficial de infantaria e instrutor. Sua chance de poder militar real veio quando Hitler, nomeado chanceler em 1933, reconheceu sua capacidade. Em 1938, Rommel foi um militar sênior da Wehrmacht. Seu sucesso nas campanhas de 1939 e, especialmente, o ataque bem sucedido na Europa Ocidental em 1940, levar a Hitler nomeando-o comandante do Afrika Corps em 1941. Foi nos desertos do norte da África que Rommel encontrou o sucesso real.
O apelido de "Raposa do Deserto" foi bem merecida. Rommel era muito respeitado mesmo pelos britânicos. Auchinleck , em frente de Rommel até a sua demissão por Churchill, enviou um memorando a seus comandantes no norte da África, a afirmar que era sua responsabilidade para garantir que seus homens pensavam menos de Rommel como um "super- líder militar 'e mais dele como um comandante alemão normal.
A fama de Rommel no deserto repousa sobre o seu sucesso como líder e também sua crença firme de que todos os prisioneiros de guerra devem ser bem cuidadas e não abusada. Uma história contada na época era de que as tropas italianas tomaram de prisioneiros de guerra britânicos de seus relógios e outros objetos de valor. Quando Rommel descobriu, ele ordenou que fossem devolvidos aos seus proprietários imediatamente. Para muitos britânicos "Ratos do Deserto", Rommel sintetizou a abordagem de um cavalheiro a um problema mortal - a guerra.

Erwin Rommel
 

 
Mais imagens
"... (Você deve) dissipar por todos os meios possíveis, a idéia de que Rommel representa outra coisa senão o general alemão comum .......... PS, eu não estou com ciúmes de Rommel".
Auchinleck
Rommel sabia que as suas opções nas batalhas vitais em El Alamein eram limitadas. Montgomery , que sucedeu o demitido Auchinleck , tinha a vantagem de Bletchley Park alimentando-o com o plano de batalha Rommel ia usar. Rommel também foi seriamente carente de o combustível que precisava para o seu ataque em Montgomery é "Ratos do Deserto". A segunda batalha de El Alamein foi uma batalha muito líquido, mas o peso do material que Montgomery tinha acesso (entre outros equipamentos foram 300 novos tanques Sherman) derrota significou para Rommel. A derrota do Afrika Corps foi o primeiro grande revés para Hitler ea Wehrmacht. Hitler ordenou Rommel para lutar até o último homem ea última bala. Rommel tinha muito respeito por seus homens para obedecer a esta ordem e se retirou. Os alemães deixaram o Norte de África maio 1943 .Apesar desta recusa a obedecer de Hitler comando, Rommel não perdeu favor com Hitler.
Em fevereiro de 1944 , Rommel foi nomeado por Hitler para ser comandante das defesas da Muralha do Atlântico. Breve de Rommel era garantir que a Europa Ocidental era inexpugnável.
Ele assumiu total responsabilidade pela costa francesa do Norte. As praias da Normandia estavam cheias de suas armadilhas anti-tanque que eram invisíveis a maré-cheia. Como era, o planejamento no D-Day significava que as defesas de Rommel eram de pouco problema para o grande ataque aliado. Na época do Dia D, Rommel comandou o importante Exército Grupo B.
Em 17 de julho de 1944, Rommel foi ferido em um ataque em seu carro pela Allied aviões de combate. O ataque ocorreu perto de St. Lo.
Rommel foi implicado na julho 1944 bomba Plot contra Hitler ea Gestapo fez questão de entrevistar este comandante militar famoso. Hitler fez questão de evitar o julgamento demonstração pública de seu mais famoso geral e parece que um 'acordo' foi feito. Rommel morreu "de suas feridas" no dia 14 de outubro de 1944. Foi-lhe dado um funeral de estado. Mas parece que ele cometeu suicídio para a) salvar-se de um julgamento-espetáculo humilhante e b) parece que Hitler prometeu que sua família não seria punido por indiscrições de Rommel se ele morreu 'de suas feridas ".
Qual o impacto Rommel teria no Aliados de carro para a Alemanha depois do Dia D é difícil de especular. No entanto, as chances pura contra a Wehrmacht ea Luftwaffe pós-junho #1944 eram tais que este comandante famoso teria sido incapaz de impedir o progresso Aliados.

Nenhum comentário: