sexta-feira, 3 de maio de 2013

sade contra ser supremo alta O erotismo, de um lado, e a pesquisa de formas literárias, do outro, são recorrentes na obra de Philippe Sollers. Aqui, ele faz um amálgama deste seu duplo interesse, ao escrever sobre Sade frente à Revolução Francesa, no ensaio-homenagem “Sade no tempo”, primeira parte do livro. Sobre este assunto, Sollers fez o seguinte depoimento a republique-des-lettres.com: “Desde que percebe que o cristianismo poderia ser substituído por outra religião, a do Ser Supremo, a da Deusa Razão, [Sade] polemiza imediatamente, seus insultos jorram. Hoje, após dois séculos de positivismo, de platitude racionalista, precisamos nos perguntar novamente o que é o erotismo. (…) As revoluções oriundas da Revolução Francesa cobriram o mundo de um manto de virtude, de pulsão de morte, ao passo que elas poderiam ter disseminado a liberdade a tudo quanto é lugar”.
Já na segunda parte do livro, constituída pela longa carta destinada ao cardeal de Bernis, exilado em Roma e em quem tinha plena confiança, Sade denuncia com uma veemência toda especial a ideologia neoreligiosa da Revolução Francesa (o culto de Ser Supremo). Ainda mais que Sade sente que será preso ou mesmo morto pela justiça revolucionária. A carta era inédita até a atual edição e esteve em poder de Apollinaire, depois do escritor Maurice Heine e do editor Gilbert Lely, este último proibindo que fosse editada antes do bicentenário da Revolução Francesa.

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