quinta-feira, 14 de agosto de 2014

praiadofestreia
Praia do Futuro é uma coprodução entre Brasil e Alemanha, com direção do brasileiro Karim Aïnouz (de Madame Satã). O filme adota o nome de uma das praias mais famosas e frequentadas de Fortaleza (CE) e traz Wagner Moura em um papel pouco usual, não apenas para sua carreira, mas para o cinema brasileiro de um modo geral.
Isso ocorre devido a vários fatores, dentre eles, a parceria inesperada entre dois países que não apresentam grandes semelhanças culturais nem estreiteza de relações no campo das artes. Além disso, o fato dessa parceria se dar por meio de uma obra que retrata o relacionamento de um casal homossexual, atrai olhares e gera discussão, por mais que não seja esse o foco do filme.
O modo como ocorre o relacionamento entre o salva-vidas Donato (interpretado por Moura) e Konrad, um motoqueiro alemão (Clemens Schick), é apresentado pelo diretor de uma maneira bastante pungente, no sentido em que os personagens “falam” mais por meio de suas atitudes do que por palavras, algo pouco usual para o verborrágico povo brasileiro, mas que se mostra como um recurso estilístico muito elegante para apresentar um tipo de relacionamento que não costuma ser retratado no cinema desta forma.

Nenhum comentário: