terça-feira, 26 de agosto de 2014

Iberê Thenório é jornalista e apresentador de vídeos no Manual do Mundo. Foi repórter da editorial de Ciência e Meio Ambiente no portal G1 da TV Globo e editor de mídias digitais na Abril Educação.

Diversão + educação. Essa foi a fórmula que o jornalista Iberê Thenório usou para criar um dos maiores canais de educação do YouTube. Com mais de 2 milhões de inscritos e 300 milhões de visualizações, o Manual do Mundo é uma série de mais de 600 vídeos que ensinam de tudo: desde dobrar uma camiseta em dois segundos até fazer um barco caseiro de papelão que leva quatro pessoas.

Neste livro, escrito com o químico Alfredo Luis Mateus, foram selecionados os experimentos científicos mais divertidos e, ao mesmo tempo, simples de serem feitos em casa – muitos deles ainda inéditos no Manual do Mundo.
Cabo de guerra sem corda. Pintura sem tinta. Caixa acústica sem eletricidade. Parece esquisito? Essas e outras experiências vão mostrar que é possível fazer muita coisa legal com materiais que estão escondidos na sua casa e que poderiam acabar indo para o lixo.
Você vai tatuar frutas, usar uma lâmpada que não ilumina, moldar e reciclar plástico, soltar foguetes e experimentar com ímãs e reações químicas. Vai aprender a transformar um celular em projetor e em microscópio.
Encontrará projetos para fazer coisas úteis, geringonças, jogos, mágicas para mostrar para os amigos. Vai fazer arte de um jeito diferente e se divertir na cozinha.
Tudo isso com instruções passo a passo e muitas fotos explicando direitinho como se faz. E como sempre no Manual do Mundo, além de mostrar como construir, você encontra a explicação do que acontece, de um jeito bem fácil de entender.

SOBRE OS AUTORES:
Alfredo Luis Mateus é doutor em Química e professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. É editor do portal Pontociência e autor e coautor de diversos livros de experimentos, como o Química na cabeça, Química na cabeça 2, Quântica para iniciantes, Ciência na tela, Construindo com PET e Química em questão.

Nenhum comentário: