sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cinquentenário da morte de John Kennedy pauta lançamentos
Presidente dos Estados Unidos assassinado em 1963 foi retratado tanto em obras biográficas como em ficção de Stephen King
(1962) O presidente americano John Fitzgerald Kennedy
Há cinquenta anos, precisamente no dia 22 de novembro de 1963, #JohnFritzgeraldKennedy era assassinado enquanto desfilava no automóvel presidencial pela cidade de Dallas, no Texas, sul dos Estados Unidos. O trigésimo quinto presidente da história americana foi vítima de três tiros, disparados por Lee Harvey Oswald, e deixou o cargo de presidente ao vice Lyndon Johnson, em um período conturbado da história do país, que vivia a Guerra Fria com a URSS e colhia os tristes frutos dos primeiros anos da Guerra do Vietnã.
A fatalidade serviu de inspiração para uma série de livros, entre títulos de ficção, biografias e livros-reportagem. Em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, o historiador Paulo Cesar de Araújo, autor de Roberto Carlos em Detalhes, biografia censurada pelo cantor, disse que o número de obras publicadas sobre o ex-presidente já está na faixa de 40 000.
Alguns desses livros ganharam versões em português, como Anatomia de um Assassinato, de Philip Shenon, que traz informações inéditas sobre o ex-chefe de Estado e o dia de sua morte, e a ficção Novembro de 63, de Stephen King, que promove uma hipotética volta ao passado e possível que pode salvar a vida de Kennedy. Esses chegam agora às livrarias, em um movimento do mercado editorial inspirado no cinquentenário da morte de #JFK.

Nenhum comentário: