quinta-feira, 14 de março de 2013

O “Projeto para um filme de Kafka” esboça uma obra cinematográfica de Kafka, mas também uma forma de interpretar e ler, de vários ângulos, a obra kafkiana.



Inaugurando oficialmente a n–1 edições, o livro Máquina Kafka traz textos de Félix Guattari, inéditos em português, com tradução e prefácio de Peter Pál Pelbart, e posfácio de Akseli Virtanen. Como objeto, a publicação cria uma relação explícita com a ideia de máquina e pensamento do autor, requisitando certo manejo para o desparafusar da Máquina Kafka.
Entre os escritos, dos anos 1980, encontra-se o roteiro de um filme elaborado a partir da pesquisa e paixão de Guattari pela obra de Franz Kafka – ele considerava o autor tcheco um verdadeiro cineasta do século XXI.
A HISTÓRIA DESTA MÁQUINAA publicação editorial Máquina Kafka integra um projeto amplo, iniciado em 2009, pelos coletivos Ueinzz, mollecular.org e PresqueRuines, envolvendo brasileiros, finlandeses, franceses e italianos. Esse processo de criação coletivo internacional inclui o projeto e um filme inspirado em Kafka-Guattari, que teve as primeiras filmagens ensaiadas em 2011, numa travessia transatlântica. Nela, os coletivos também esboçaram a montagem cênica de Amérika, ou O Desaparecido, de autoria de Kafka. A travessia aconteceu a bordo do “Splendor of the Seas”, que partiu de Lisboa, em 25 de novembro de 2011, chegando a Santos em 9 de dezembro. O aportamento do grupo foi seguido de apresentação teatral em terra firme, na cidade do desembarque e na capital de São Paulo – ocasião em que foi lançado o livro Máquina Kafka.

Nenhum comentário: