Um sujeito inseguro, ansioso e um tanto depressivo. Seus dois únicos prazeres na vida: a música e a literatura. Assim é Soren, o protagonista e narrador de O outro lado da sombra, romance de estreia da carioca Mariana Portella.
Através de uma trama envolvente, a autora descreve de forma objetiva as angústias de um protagonista que não desiste de se encontrar. Nem mesmo quando o destino não colabora. Desacreditado desde a infância até mesmo pela própria mãe, Eleonora, “você não é normal”, era uma de suas frases mais frequentes, Soren nunca soube o significado de felicidade.
Órfão de pai, após um acidente aéreo, quando ainda era criança, Soren viveu grande parte da vida à sombra de uma mãe paranoica, e ao lado do irmão, Carlo, um típico garoto-problema, que foge de casa na adolescência sem deixar vestígios. Ex-estudante do Conservatório de música de Roma, é do tipo com poucos amigos e tem em Fred, um estudioso de Filosofia, como seu único confidente.
No campo amoroso, a sorte também não está ao lado de Soren. Tanto que a paixão platônica por Laura, amiga desde a infância, é cultivada há anos, mas a jornalista nutre apenas uma amizade despretensiosa por ele. Até descobrir anos mais tarde que a rejeição, mesmo involuntária, é difícil de ser aceita quando se vira contra nós.
“... A vida, não se pode explicar, prever, nem compreender, só se pode mesmo é viver.” Mas Soren resolve dar um basta na situação. Parte para uma viagem a Dublin em busca de autoconhecimento, reflexão e de pôr fim a uma constante angústia, que o acompanha há tempos. Só que nada sai conforme planejado...
Logo que chega à cidade é surpreendido pela presença de um ladrão em seu quarto. Depois de uma intensa luta corporal, os dois despencam do alto de uma janela. Resultado: Soren permanece em coma por um mês.
E, quando acorda, descobre aos poucos que viveu uma experiência de quase-morte. Tenta decifrar os “sinais” que a vida envia a todo momento e finalmente encontra o amor e a paz interior a que tanto almejava, num desfecho surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário