quarta-feira, 30 de abril de 2014

Astros foram escolhidos pela Casa Branca para atuar em vídeo. Cinemas exibem a partir de maio; Seth Mayers e Dulé Hill participam.

Daniel Craig, Steve Carell e Del Toro fazem campanha contra abuso sexual
Os atores Daniel Craig (acima, à esq.), Seth Meyers (acima, à dir.), Benicio Del Toro (abaixo, à esq.) e Steve Carell (abaixo, à dir.) no vídeo da campanha '1 is 2 Many', promovida pela Casa Branca, contra o abuso sexual (Foto: Divulgação/Casa Branca)

Os atores Benicio Del Toro, Daniel Craig, Steve Carell, Seth Meyers e Dulé Hill se transformaram nesta terça-feira (29) nos rostos masculinos com que a Casa Branca pretende mudar a forma com que os Estados Unidos enfrentam os abusos sexuais. Num vídeo de uma campanha chamada "1 is 2 Many", eles pedem aos homens do país que sejam "parte da solução".
O vice-presidente de Estados Unidos, Joe Biden, apresentou num ato na Casa Branca a campanha, que será divulgada a partir de maio nos cinemas de todo o país como parte de uma campanha para "encorajar os homens a dizer algo e interferir se virem alguém sofrendo um abuso sexual", informou a residência presidencial em comunicado.
"Se ela não consente [o ato sexual], ou não pode consentir, é um estupro, é um abuso", diz Del Toro no vídeo de um minuto publicado no YouTube. E Carell completa: "É um crime, e é ruim". Del Toro assegura então que, se visse algum abuso sexual sendo praticado, "diria algo''. Já o britânico Daniel Craig, famoso por viver James Bond nos últimos filmes da franquia 007, acrescenta que, se presenciasse algo assim, "não culparia ela, mas a ajudaria". "Depende de todos nós darmos fim ao abuso sexual. E isso começa com o senhor", diz o presidente americano, Barack Obama, no fim do vídeo em que também aparece seu vice. A campanha "1 is 2 Many" procura conscientizar sobre um problema que faz com que uma a cada cinco jovens universitárias sofra abusos sexuais ao longo de seus anos de estudos, ou que uma a cada nove adolescentes do país seja estuprada. "A mensagem é clara e simples: todo mundo tem uma responsabilidade. Não há exceções; não há desculpas. Por favor, vejam este vídeo e divulguem", disse Craig em comunicado.  Para Del Toro, a campanha consiste em "proteger e respeitar nossos seres queridos: nossas mães, irmãs, filhas, esposas e namoradas".  A Casa Branca criou em janeiro um grupo de trabalho para proteger as estudantes das agressões sexuais. Hoje, esse coletivo apresentou um conjunto de recomendações dirigidas a combater o problema nas universidades e um site, notalone.gov, para dar apoio às vítimas e informação aos estudantes. "As universidades não podem continuar fechando os olhos ou fingindo que os estupros e os abusos sexuais não existem nos campi", declarou Biden no ato na Casa Branca.

Nenhum comentário: