terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Ligações Perigosas" (Dangerous Liaisons, 1988) é um dos filmes ambientados no século 18 mais espetaculares que já vi, notadamente pelas interpretações do trio Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer, cujos personagens protagonizam uma trama de traições e crueldades jamais imaginadas.

Ambos se dedicam a arruinar a reputação de pessoas inocentes, envolvendo-as em sua luxúria, colecionando amantes, traindo-os e abandonando-os, sem nenhum remorso.
 Durante alguns meses, um grupo peculiar da nobreza francesa troca cartas secretamente. No centro da intriga está o libertino visconde de Valmont, que tenta conquistar a presidenta de Tourvel, e a dissimulada marquesa de Merteuil, suposta confidente da jovem Cécile, a quem ela tenta convencer a se entregar a outro homem antes de se casar. Lançado com grande sucesso na época, As relações perigosas teve vinte edições esgotadas apenas no primeiro ano de sua publicação. O livro ficou ainda mais popular depois de várias adaptações para o cinema, protagonizadas por estrelas hollywoodianas como Jeanne Moreau, Glenn Close e John Malkovich. E também boa parte do sucesso do romance deve-se ao fato de a história explorar com muita inteligência os caminhos obscuros do desejo. Esta edição, com tradução de Dorothée de Bruchard, traz uma introdução da editora inglesa Helen Constantine.
Baseado na obra de Choderlos de Laclos, escrita em forma de cartas trocadas entre os personagens, o filme mostra a pérfida relação entre a Marquesa de Merteuil (Glenn Close) e o Visconde de Valmont (Malkovich) na França do século 18. 


Clique na imagem leia 1° capitulo
 http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/85066.pdf
O romance de Laclos teve nova adaptação ambientada no século 20, com "Segundas Intenções", versão "teen" que ficou bem bacana, em minha opinião. Guardadas as devidas proporções, não fica muito a dever a esse original de Stephen Frears, realmente um marco do cinema da década de 1980.                                                                                                              Clique na imagem veja guia de leitura                                                                                       
 http://www.companhiadasletras.com.br/guia_leitura/85066.pdf                                                                                         

Nenhum comentário: