terça-feira, 11 de fevereiro de 2014



Após ter lançado neste ano Antologia Poética Cecília Meireles, Vaga música, Ilusões do mundo, Espectros, As palavras voam, Canção da tarde no campo, Amor em Leonoreta, O menino azul e Romanceiro da Inconfidência (edição comemorativa de 60 anos da publicação), nove importantes obras de Cecília Meireles, a Global Editora leva às livrarias Solombra. Trata-se do último livro de poemas de Cecília Meireles, publicado em 1963, um ano antes de sua morte.
Esta nova edição celebra os 50 anos da obra e reúne 28 poemas envoltos por uma silenciosa atmosfera de mistério. A sombra, o tempo, a memória e a solidão permeiam estes poemas que se desenvolvem em penumbra, instantes em que a poeta reafirma seu simbolismo em planos absolutamente modernos. Uma leitura transformadora porque tem o dom de desestabilizar o leitor em seu desassossego e seus contrastes, proporcionando uma experiência sensorial fora do comum, um salto para a percepção de dilemas humanos que terminam por se mostrar perenes e universais.
Coordenada por André Seffrin e com texto de apresentação escrito por Antonio Carlos Secchin, professor titular de Literatura Brasileira da UFRJ, esta 2ª edição traz um rico caderno iconográfico com diversas fotos de Cecília Meireles, nas décadas de 1940 e 1950. Além da imagem da capa da primeira edição do livro, que serviu de inspiração para a capa desta edição lançada pela Global Editora.

Sobre a autora: Cecília Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, onde faleceu, em 9 de novembro de 1964. Publicou seu primeiro livro, Espectros, em 1919. Em 1938 seu livro Viagem conquistou o prêmio Olavo Bilac de poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Um dos poetas brasileiros mais amados pelo público, foi jornalista, cronista, ensaísta, autora de literatura infantojuvenil, professora e pioneira na difusão do gênero no Brasil. Em 1965, recebeu, postumamente, o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Nenhum comentário: