sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Globo Livros publica edição atualizada e revista do Manual de etimologia do português


Obra de Mário Eduardo Viário desvenda as origens do léxico de maneira agradável e inteligente, acessível a qualquer um que queira entender a origem das palavras do nosso idioma
Reforçando a linha de publicações que buscam esclarecer ao leitor – seja ele profissional da área ou leigo – o funcionamento da língua portuguesa, a Globo Livros acaba de lançar a 2ª edição do Manual de etimologia do português. Escrito por Mário Eduardo Viaro, professor de língua portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), o manual visa esclarecer o mecanismo de formação das palavras, de acordo com suas origens históricas.
Passando pelos mais diferentes movimentos e vertentes de pensamento, a obra relata brevemente o processo de erradicação dos estudos históricos de nosso idioma. Explicitando tal processo e suas implicações nos dias de hoje, Viaro afirma que, na atualidade, “veicula-se muita informação etimológica sem a seriedade da metodologia criada ao longo de dois séculos de estudos da filologia e da linguística histórica”.
O volume é dividido em duas partes: “O latim e o português” e “O léxico não latino”. Ambas são iniciadas com um panorama geral do assunto a ser abordado, e o aprofunda à medida que o leitor se familiariza com os termos e a didática apresentada. Rico em tabelas e exemplos práticos, o manual configura excelente fonte de consulta para os que querem se comunicar bem e entender como sua própria língua funciona, com todas suas particularidades. Seu grande diferencial, entretanto, está na facilidade que o leitor encontrará em formar novos vocábulos, uma vez que Viaro fornece, em linguagem simples e objetiva, todos os instrumentos para isso. A 2ª edição do livro apresenta as atualizações referentes ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa e às novas descobertas no ramo da etimologia.

O autor
Tradutor juramentado de romeno, língua que lecionou na Universidade de São Paulo (USP) em curso extracurricular entre 1993 e 1999, e cujos estudos se deram na Universidade de Heidelberg, Alemanha, Mário Eduardo Viaro é professor livre-docente de língua portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; coordenador do Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP) e do Grupo de Morfologia Histórica do Português (GMHP). Atualmente é o maior divulgador da etimologia de cunho científico no Brasil.

Nenhum comentário: