quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Livro é dividido em cinco capítulos, cada qual com seu respectivo elemento.

Mandamentos da arte militar segundo Miyamoto Musashi
Evitar todo e qualquer pensamento perverso.
Treinar dentro dos preceitos do “Nitô-Ichi-Ryu” (Também chamada Hyoho Niten Ichi Ryu).
Conhecer muitas artes, não só a arte militar.
Compreender os mandamentos das diversas profissões.
Discernir as vantagens e as desvantagens que existem em todas as coisas.
Desenvolver a capacidade de discernir a verdade em todas as coisas.
Conhecer pela percepção instintiva coisas que não podem ser vistas ou notadas.
Prestar atenção aos menores detalhes.
Ser sempre útil.
 
Musashi Sensei escreveu o Livro dos Cinco Anéis para Terao Magonojo, seu discípulo e primeiro sucessor. Pouco tempo depois de concluir a obra, Musashi faleceu aos 61 anos, de causas naturais. Desde então passaram-se 10 gerações de discípulos, que continuam a preservar seus ensinamentos no Kenjutsu.
O Livro dos Cinco Anéis não se restringiu apenas aos praticantes da arte da espada. Hoje é referência para os homens de negócio e de marketing do Japão. Desde a década de 1980 publicado também no Ocidente, é considerado um dos melhores guias psicológicos de estratégia, excelente para profissionais que precisam impor sua marca, por meio de campanhas e táticas de vendas no competitivo mercado de hoje.
Esta obra de estratégias militares, que pode ser aplicada "em qualquer situação que exija planejamento e tática", foi concebida por Musashi, o santo da espada, pouco antes de morrer. Seus últimos dois anos de vida foram dedicados a imortalizar a filosofia que desenvolveu enquanto trilhava o Caminho da Espada.


No primeiro capítulo, chamado Terra, trata sobre o Caminho da Estratégia pelo ponto de vista do estilo Niten Ichi Ryu. Neste capítulo, Musashi diz que considerava difícil enxergar o Verdadeiro Caminho através apenas do treino com a espada, advertindo que devemos observar e conhecer as menores e as maiores coisas; as mais superficiais e as mais sutis e profundas.

No segundo capítulo, o livro da Água, o autor nos diz que jamais entenderemos os princípios descritos lendo, memorizando ou imitando. A interpretação leviana nos desvia do caminho, portanto, se ao invés disso pudermos realmente sentir, deixar que tomem conta de nosso corpo, estaremos longe de erros.

O terceiro capítulo é o do Fogo o assunto é a luta, a estratégia em si, e fica bem claro que o estilo Niten Ichi era baseado na eterna prática e disputa, onde ele nos alerta que muitos usando apenas espadas de bambu, treinavam questões insignificantes da destreza.

O quarto livro é chamado de livro do Vento. Neste livro analisa outros estilos contemporâneos, comparando-os a seu estilo.
Por último, há o livro do Vazio, que segundo o autor é um termo que ele usa para designar aquilo que não tem começo nem fim. Ao entender esse princípio, significa que não estamos atendendo o princípio, e assim como foi dito no capítulo do Fogo, os princípios devem ser entendidos internamente, com o coração, e não seguidos à risca, sendo assim, a partir do momento que não entendermos o princípio, mas sim sentirmos e vivenciarmos, percebendo que todas as coisas estão interligadas e que o Caminho é um só, lá estará o Vazio, “quando a atitude se tornar não-atitude e a espada se tornar não-espada”, como encontramos no livro da Água, ou seja, quando agirmos livre de ânsia de resultado e com propósito desembaraçado. (“Pois vontade pura, desembaraçada de propósito, livre de ânsia de resultado, é toda via perfeita”).

Nenhum comentário: