quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Amazon e Google anunciam lojas de e-books no Brasil
Amazon inicia venda de e-books em português e diz que trará Kindle por 299 reais; já o Google anuncia, além de livros eletrônicos, serviço de aluguel e compra de filmes
São Paulo – A Amazon deve começar a vender e-books e seu leitor digital Kindle no Brasil nesta semana.
São Paulo – Amazon e Google anunciaram nesta madrugada o início de novos serviços para os consumidores brasileiros. Enquanto a primeira traz para o país o seu consagrado e-reader, Kindle, e um grande acervo de e-books em português e outros idiomas, a segunda começa a oferecer, além de livros digitais também em português, o aluguel e a compra de filmes em sua loja virtual, a Google Play.



A poucos dias do prazo estabelecido para iniciar operação, a empresa de Jaffrey Bezos ainda não tem depósito, mas endereço eletrônico está garantido com vitória em disputa judicial.
A poucos dias do prazo estabelecido para dar início a operação de comércio eletrônico no Brasil, a Amazon ainda não encontrou um centro de distribuição.
Executivos da empresa visitaram depósitos em oito cidades na grande São Paulo e interior, entre elas Campinas, Guarulhos e Sorocaba, mas até agora não bateram o martelo sobre qual será o endereço. A data prevista no plano de negócios da companhia, ao qual o Brasil Econômico teve acesso e adiantou em reportagem publicada em março deste ano, era iniciar vendas em 1º de setembro.
Agora, a empresa trabalha em cima de um novo prazo: 30 de junho de 2013.
É a partir desta data que a companhia espera iniciar a venda de produtos de pequeno porte como aparelhos Kindle, cd's, dvd's, livros, vídeo-games e softwares.
Mas representantes de editoras têm comentado que a Amazon pode começar a venda de livros digitais ainda este ano, já que não exigem espaço físico de armazenamento como os demais itens.
A empresa já teria fechado contratos com algumas editoras, mas ainda vem enfrentando resistência, principalmente por parte dos grandes editores de livros. Eles dizem que a Amazon é muito agressiva nas negociações.

Pendenga
Enquanto tenta impor suas condições às editoras, a empresa conseguiu resolver a disputa judicial pelo domínio amazon.com.br. O endereço na internet pertencia à brasileira Amazon Corporation, especializada em TI, com sede em Belém (PA).
Durante sete anos, a americana e a brasileira brigaram na justiça pelo endereço eletrônico. Mas este mês a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, cuja sede fica em Seattle (EUA), levou a melhor. A partir de 14 de setembro, o site da paraense será o amazonet.com.br.
"Só poderemos comentar este assunto após este prazo", afirma Fabio Carvalho, um dos sócios da Amazon Corporation.
No site Registro.Br, responsável pela coordenação de domínios para a internet no Brasil, o amazon.com.br agora pertence ao escritório Soerensen Garcia Advogados Associados, especializado em propriedade intelectual, tecnologia e direito comercial.

"A Amazon é nossa cliente", afirma Paula Bezerra de Menezes, advogada que trabalha no Soerensen.
Sem pressa

A Amazon tem até o início do ano que vem para encontrar seu centro de distribuição. A varejista procura por um depósito que esteja em construção com data para ficar pronto até o primeiro trimestre de 2013.
Outra alternativa seria encontrar um centro de distribuição o qual tenha disponibilidade para ser alugado apenas a partir do ano que vem. "Como adiaram a estreia, agora eles não estão com pressa, já que teriam de pagar aluguel sem estar com a operação pronta", afirma um executivo ligado a companhia.
Quando traçou seu plano de negócios para o Brasil, a Amazon previa comercializar 1,1 milhão de produtos entre setembro e dezembro deste ano. Para 2013, a estimativa era chegar a 4,8 milhões de itens vendidos. Em sua primeira fase, a empresa deseja vender apenas produtos de pequeno porte para fazer uma espécie de teste no Brasil. Só depois é que produtos maiores como móveis seriam disponibilizados ao consumidor.
Atualmente, a companhia comercializa 34 categorias de produtos. Além dos Estados Unidos, a Amazon possui operações locais no Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Reino Unido. Em 2011, a empresa lucrou US$ 631 milhões. Procurada, a Amazon não retornou os pedidos de entrevista.
Kindle
Na semana passada, a Amazon fechou contratos com a Companhia das Letras e com a Intrínseca para distribuição de seus catálogos. Inicialmente, 537 títulos da Cia das Letras devem ser ofertados.
Além delas, Sextante, Rocco, Objetiva, Record, Novo Conceito, LP&M e Planeta, representadas pela DLD (Distribuidora de Livros Digitais), já haviam fechado com o Amazon.
Inicialmente, o site da Amazon irá comercializar apenas livros. Para 2013, a empresa deve estender a operação para outros segmentos do varejo.
Com a entrada da Amazon, o Brasil passa a contar com nove livrarias digitais: iBookStore, iba, Cultura, Saraiva, Gato Sabido, Curitiba, Buqui e Travessa.

O Google também deve começar a operar em breve.

Amazon
Liderada por Jeff Bezos, a Amazon é, há meses, alvo de rumores acerca do início das suas operações no Brasil. A confirmação de que a chegada da empresa era iminente aconteceu na semana passada, quando vieram à tona alguns acordos firmados com editoras brasileiras. Nessa madrugada, porém, é que a Amazon começou, de fato, a operar no país com o lançamento da Loja Kindle Brasil.
Segundo comunicado à imprensa, a loja virtual oferecerá mais de 1,4 milhão de livros eletrônicos, vendidos em reais, dos quais 13 mil estarão disponíveis em português. Mas além da variedade de títulos, a Amazon garante que os preços com os quais irá vender seus e-books serão os menores do mercado digital.
A empresa também anunciou que irá trazer, nas próximas semanas, a nova geração do Kindle, seu e-reader. Por aqui, o aparelho será vendido por preço competitivo e mais baixo que o da concorrência: 299 reais, contra os 399 reais cobrados pela rival da Amazon no Brasil, a Livraria Cultura, por seu recém-lançado Kobo.

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