sábado, 29 de dezembro de 2012

 "As páginas voam com velocidade e riqueza de detalhes delirantes." - Publishers Weekly "A trama é fabulosa e seu final um tapa na cara." - USA Today




Evan Hunter possui status literário, sendo considerado um sério e consistente autor de obras não menos sérias e consistentes. Ed McBain é um dos mais populares escritores policiais da atualidade, com um fraco pelas letras. Motivos para ambos se invejarem? Muitos, se não fosse por um pequeno detalhe: Evan e Ed são a mesma pessoa. Em CIDADE DO PRAZER, ego e alter-ego se unem na tarefa de entreter o leitor num livro inesquecível, escrito a quatro mãos por um único autor. A primeira metade do livro, assinada por Evan Hunter, conta a história do quarentão Benjamin Thorpe, um arquiteto de Los Angeles. Bem-sucedido, Thorpe vive uma rotina de viagens e sexo, sempre supervisionando projetos ou dando palestras em universidades.

CIDADE DO PRAZER acompanha sua fatídica viagem a Nova York, quando o foco de Thorpe se afasta alarmantemente do trabalho e recai cada vez mais no sexo casual. Sua pequena agenda é um livro de códigos, com entradas cifradas para impedir a esposa de descobrir sua vida dupla. Thorpe é um maníaco por sexo. Existem as alunas com as quais faz sexo virtual. Os serviços de acompanhantes de que faz uso. As mulheres que encontra nos bares. E tal qual um alcoólatra à procura do último trago, Thorpe está sempre à caça da próxima mulher disponível. Numa quente e chuvosa noite em Manhattan, o arquiteto não consegue achar nenhuma satisfação. Uma ruiva que ele convence a subir até seu quarto de hotel se mostra uma desequilibrada. Sua usual playmate o rejeita. E uma visita a um bordel acaba em desastre, quando Thorpe é espancado por um cafetão. A noite termina. É dia e vez de Ed McBain assumir o controle da CIDADE DO PRAZER. A segunda parte do livro foca o assassinato ocorrido no prostíbulo chamado XS Salon. Três detetives e o corpo de uma prostituta são os personagens dessa trama. As pistas coletadas no local levam ao Benjamin Thorpe de Hunter. O estilo de McBain é mais seco, mais conciso, mas tão introspectivo e de qualidade quanto o das páginas anteriores. As palavras mergulham na vida pessoal - e nada agradável - dos policiais que procuram o assassino. Cada parte do romance funciona perfeitamente sozinha. Mas em contraponto com a outra, dá origem a um multifacetado e psicologicamente perfeito retrato de crime e castigo. CIDADE DO PRAZER mostra como a compulsão sexual pode ser tão ou mais degradante quanto qualquer vício. Seja cocaína ou bebidas alcoólicas. Evan Hunter é um dos mais prolíficos autores americanos da atualidade. Sob o pseudônimo de Ed McBain, como tornou-se mais conhecido, foi o primeiro americano a receber a Adaga de Diamante, maior prêmio concedido pela Crime Writer""s Association, da Inglaterra. Recebeu, também, o Grand Master Award, dado pela Mystery Writers of America, todos pelos romances ambientados no 87º DP. Os livros de Hunter já venderam mais de cem milhões de exemplares em todo o mundo, e, com seu nome verdadeiro, ele assinou clássicos da literatura americana como Sementes de violência e até roteiros de cinema, como o do inesquecível filme de Alfred Hitchcock, Os pássaros. Atualmente Hunter mora no estado de Connecticut. "Um romance que funciona maravilhosamente bem. Um tributo às habilidades deste grande contador de histórias." - The New York Times Book Review.

Nenhum comentário: