segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


Resultado de imagem para Wyatt Berry Stapp Earp (19 de Março de 1848 – 13 de Janeiro de 1929)



Wyatt Berry Stapp Earp (19 de Março de 1848 – 13 de Janeiro de 1929), nascido em Monmouth, Illinois, ocupou vários postos policiais no oeste Americano. Foi um dos protagonistas do Tiroteio em O.K. Corral em Tombstone, Arizona, junto com Doc Holliday, Virgil Earp, e Morgan Earp. Faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos registrados na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns.
Wyatt Earp é mais conhecido como um temido xerife de fronteira que trabalhou nas cidades de Wichita e Dodge City, no Kansas, e em Tombstone, Arizona, onde sobreviveu ao tiroteio do Curral OK. Mas como xerife trabalhou somente por 5 anos de uma vida longa e aventureira, atuando em garimpos e investindo em salões de jogos.
Wyatt passou a maior parte da vida viajando pelos desertos do sudoeste com seus quatro irmãos Virgil, Morgan, James e Warren, além da esposa Josie.

História
Nasceu em Monmouth, Illinois, em 19 de Março de 1848. Em 1864 mudou-se com seus pais para Colton, Califórnia perto de San Bernardino, onde foi empregado da estrada de ferro. Wyatt retornou para o leste e casou-se em 1870, mas com a morte repentina de sua noiva, voltou para o território selvagem e trabalhou como caçador do búfalo e guia de diligências.
Em 1875 chegou em Wichita, onde se juntou a força policial. Em 1876, mudou-se para a Dodge Citty, Kansas onde se transformou em negociante, delegado e dono de saloon. Foi aqui que ele se encontrou com Bat Masterson e Doc Holliday, e estabeleceu sua reputação como um xerife e jogador notável.

Saindo de Dodge Citty com sua segunda esposa em 1878, Wyatt viajou para o Novo México e Califórnia, trabalhando por um momento como um agente da Fargo. Em 1879 juntou-se a seus irmãos e esposas na cidade mineradora de prata, Tombstone, Arizona.
Wyatt planejou se estabelecer na cidade e adquiriu a concessão do salão de jogos Oriental. Seu irmão Virgil transformou-se em xerife da cidade, enquanto Morgan se tornou seu auxiliar. Foi aqui que Wyatt conheceu sua terceira esposa Josie.
Em 26 de Outubro de 1881, uma disputa entre os irmãos Earp e um grupo conduzidos por Ike Clanton culminou no tiroteio mais comemorado do folclore ocidental—o Tiroteio no OK Curral. Três do grupo de Clanton morreram, Ike e um outro membro ferido conseguiram escapar. Três irmãos Earp—Virgil, Wyatt e Morgan—junto com o Doc Holliday sobreviveram. Morgan e Virgil foram feridos, e Virgil deixou de ser xerife por sua participação nos homicídios.
Em março de 1882 Morgan Earp foi assassinado por desconhecidos. Wyatt, junto com seu irmão Warren e alguns amigos, perseguiram os suspeitos do assassinato durante algumas poucas semanas e a “vendetta” resultou em mais quatro mortos.
Após ser acusado destes assassinatos, Wyatt e a esposa Josie fugiram do Arizona para o Colorado. Acamparam em garimpos nos anos seguintes. Estiveram em Coeur d ‘ Alene, Idaho e em 1886, estabeleceram-se momentaneamente em San Diego, onde Wyatt investiu em propriedades e saloons de jogos.
Em 1897 Wyatt e Josie dirigem-se para Nome, Alaska onde operaram um saloon durante a corrida do ouro no Alaska. Retornaram a América em 1901 com uns $80.000 estimados e se dirigiram imediatamente para a garimpagem de ouro em Tonopah, Nevada, onde retornam as atividades de saloon, jogo e mineração.
Depois disso, Wyatt fez prospecção e reivindicou para garimpo uma parte do Deserto do Mojave e do Vale da Morte. Em 1906 descobriu diversas jazidas que continham ouro e cobre perto de Vidal, Califórnia no rio de Colorado e registraram reivindicações numerosas na base das montanhas de Whipple.
Ele morreu em 1929 aos 80 anos de idade

Dupla Dinâmica: Wyatt Earp e Doc Holliday
 No Velho Oeste, não se pode confiar em ninguém, só na sua sombra e em seu cavalo, e nem sempre o cavalo é confiável. Mas muito antes de John Wayne me ensinar esta valiosa lição de vida, uma dupla de carne e osso ficou famosa com um episódio de um tiroteio no O.K. Corral. Wyatt Earp e Doc Holliday foram as provas vivas de que os opostos se atraem.
Wyatt Berry Stapp Earp (1848 – 1929) foi xerife, garimpeiro e apostador. Um ponto importante de sua vida foi a morte de sua primeira esposa no parto, em 1870, que o levou de volta ao oeste, trabalhando como caçador de búfalos e "motorista" de diligências. Em Tombstone, cidade do tiroteio, viviam seus quatro irmãos, também geralmente representados nas telas. Lá seu irmão Virgil era xerife, e foi daí que surgiu a rivalidade que acabou no tiroteio: os foras-da-lei Billy Claiborne, Ike e Billy Clanton, Tom e Frank McLaury enfrentaram Wyatt, Doc, Virgil e Morgan Earp após um mês de brigas. Embora os relatos da época sejam confusos (dois jornais dão duas versões diferentes), Wyatt disse que foi uma questão de auto-defesa, uma vez que eles estavam em menor número.  John Henry Holliday (1851 – 1887) foi um dentista (daí o apelido Doc), apostador e também um homem muito habilidoso com as armas. Apesar de sua precocidade (formou-se aos 20 anos, portanto era considerado menor de idade e não poderia pegar o diploma), a carreira brilhante que se anunciava para Doc foi cortada pela tuberculose, mal que matou sua mãe quando o menino tinha 15 anos. Segundo os médicos, ele tinha poucos meses de vida, então seu plano foi mudar-se para o Texas, onde o clima era mais agradável. Logo ele percebeu que jogos davam muito mais dinheiro que a profissão de dentista. Devido à tuberculose e sua morte apenas seis anos após o famoso tiroteio, em várias versões Doc morre durante o tiroteio, dando mais teor dramático à cena.

Josephine Sarah Marcus-Earp 1860-1944 (esposa de Wyatt Earp)

Josephine Sarah Marcus-Earp.
Esta famosa foto antiga é dito ser Josie, a esposa de Wyatt Earp por um tempo. Ela nasceu em 1860 em Nova York, aos imigrantes alemães. Eles, então, mudou-se para a "cidade pela baía 'San Francisco quando Josie tinha seis anos. Ela finalmente saiu de casa por volta dos dezoito anos e tornou-se a atriz. Ela encontrou-se com o infame Wyatt Earp quando sua trupe fez o seu caminho para a cidade rústica e pronto de Tombstone, Arizona. O resto é história, e nós nunca saberemos exatamente por essa foto está a ser dito a ela, se é que não é seu.





Um dos grandes nomes do western (e também um homem grande, 1,89 m), Randolph Scott interpretou Wyatt em 1939, no filme “A lei da fronteira / Frontier Marshall”, com Cesar Romero como Doc. Extremamente fantasioso, neste filme Holliday morre no famoso tiroteio, que acontece em 1880, e Earp se vinga da morte do amigo.




Wyatt Earp:
Realizado em 1994, este filme é um longo e épico drama biográfico que recria a lendária vida de Wyatt Earp, de longe o mais célebre xerife e pistoleiro do Oeste, mas a sua atmosfera narrativa é, inequivocamente, a do grande e aventureiro Western, embora a intenção do realizador Kasdan tenha sido reconstituir com o maior realismo, seriedade e rigor crítico, a longa e emocionante vida desta imortal personagem do Oeste.
"Wyatt Earp" não é um filme de fácil espetacularidade ou pura diversão aventureira mas um rigoroso e fascinante estudo psicológico sobre um homem complexo que emergiu num universo de violência através da sua capacidade de enfrentar a adversidade com dureza, crueldade e intolerância.
Uma grande e bela realização de Kasdan servida por um admirável elenco, de Gene Hackman a Dennis Quaid passando por Michael Madsen, Bill Pullman ou Isabella Rossellini, onde Kevin Costner domina, da primeira à última imagem, na figura do mais lendário herói do Oeste.

Tombstone - A Justiça Está Chegando
 Após acabar com o crime em Dodge City, Wyatt Earp (Kurt Russell) se muda para a cidade de Tombstone, onde pretende enriquecer anonimamente. Lá ele encontra seus irmãos e também Doc Holliday (Val Kilmer), seu velho amigo. Eles levam a vida sem problemas, até o aparecimento de um grupo de bandoleiros que começa a causar confusão pelas redondezas. Para resolver a situação os integrantes da família Earp e Doc Holliday decidem combatê-los.

Ano de produção 1993.

Nenhum comentário: