terça-feira, 17 de dezembro de 2013

5 passos para o sucessoAutor revela perfil do profissional que faz a diferença e é fonte de inspiração. Conheça as atitudes que você precisa tomar para se tornar um deles

Profissionais produtivos, que alcançam ótimos resultados, satisfeitos com suas conquistas e que se destacam na multidão. Você conhece alguém com esse perfil? Ao longo da carreira, o especialista em marketing e recursos humanos Sérgio Mena Barreto conheceu milhares de profissionais, mas percebeu que apenas 5% deles são brilhantes, incomuns e sabem aonde querem chegar. Para quem não se encaixa neste grupo, Barreto classifica no livro Top Five — Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira o caminho aos profissionais que querem transformar a própria história.Ao contrário do que se pode pensar, o profissional “top five” — conceito criado pelo autor — nem sempre teve a carreira dos sonhos, mas, em vez de desanimar ou desistir, desenvolveu um espírito de determinação e superação pessoal. “Diante do primeiro problema, muita gente tende a acreditar que aquilo é o seu ‘destino’, e que o jeito é baixar a cabeça e aceitar o curso natural da vida. É preciso quebrar esse determinismo com ações concretas”, explica Barreto.

Outra característica do profissional destacado no livro é o autoconhecimento. Na opinião do autor, pessoas que escolhem a carreira sem ter vocação, apenas em busca de estabilidade ou de uma boa remuneração, têm grandes chances de se tornar infelizes. “A vida é muito curta. De que vale passar este tempo fazendo algo de que não se gosta? Será que vale a pena trocar grande parte da vida por um valor específico, mesmo que expressivo?”, questiona. Segundo Barreto, quem está prestes a escolher a carreira deve ficar atento ao que diz o coração, além de fazer uma lista das atividades que considerar mais atraentes. “É preciso entender o que provoca paixão, aquilo que vai fazer você levantar toda segunda-feira para mergulhar de cabeça e voltar para casa realizado no fim do dia”, aconselha.
O tema principal pode ser a carreira, mas o livro também aborda o conceito de felicidade pessoal. Repetidas vezes, o autor leva os leitores ao seguinte questionamento: “o que é sucesso para você?”. De acordo com Barreto, a resposta para essa pergunta é única e varia de pessoa para pessoa. “A satisfação financeira é apenas um aspecto e não é mais importante que os demais, além de não valer para todo mundo. Se fosse assim, um monge franciscano não teria o direito de se sentir realizado. E olha que tem até um monge na minha lista top five”, brinca.

Em busca do sonho
Aos 28 anos, João Trindade, consultor legislativo do Senado e professor de direito constitucional, acredita ter alcançado o sucesso. Mas não foi da noite para o dia. Trindade enfrentou uma série de dificuldades até conseguir unir prazer na profissão, estabilidade financeira e reconhecimento profissional — três características que, para ele, são sinônimo de sucesso. “Como filho de professores, felizmente, sempre tive recursos culturais de sobra, mas minha situação financeira foi muito difícil”, conta. Nascido na Paraíba, Trindade teve de conciliar logo cedo as tarefas de dar aulas particulares e cursar a faculdade de direito. Além disso, ele ainda estudava para prestar provas de concurso. “A rotina era exaustiva. Minha luta começava às 6h e terminava à meia-noite, para dar conta de tudo. A necessidade é um grande estímulo e ajuda a impulsionar as pessoas em busca de seus objetivos”, comenta.
Aos 20 anos, quando foi aprovado no concurso do Ministério Público da União (MPU) para trabalhar em Brasília, as dificuldades não terminaram. “Vim sozinho, morava longe do trabalho, não tinha carro e, para complementar minha renda, comecei a dar aulas em cursinhos para concursos”, detalha. No ano passado, ele realizou o sonho de se tornar consultor legislativo do Senado. “Foram dois anos de estudo pesado, conciliado ao trabalho e à vida pessoal, à qual também me dedicava. Sem determinação e muita força de vontade, teria sido impossível”, reconhece o jovem profissional.
Para o autor Sérgio Mena Barreto, quanto mais um profissional cresce e avança na carreira e na vida, maiores se tornarão os problemas a serem enfrentados. “Se você se sair bem resolvendo o primeiro deles, terá à sua espera um desafio ainda maior para dar conta. Nesse momento, a pessoa terá certeza de que está trilhando a rota de um legítimo top five”, revela.

Estilos diferentes
O livro pode ser um manual para diferentes tipos de profissionais: desde aqueles que ainda estão escolhendo a carreira a ser seguida aos que já trabalham, mas que, insatisfeitos e sem coragem, não sabem para onde ir, até mesmo os profissionais que atingiram uma certa idade e ainda não encontraram a felicidade na carreira. Para todos eles, Barreto apresenta cinco atitudes que, de acordo com ele, podem impulsionar a vida profissional de quem ainda não se encontrou e deseja ser um top five .
Assumir o controle, uma das atitudes elencadas no livro, tem a ver com saber a hora de investir em uma mudança na carreira a fim de conquistar a satisfação profissional. Para a coach Sabrina Ferroli, essa atitude aparece quando as pessoas aceitam suas responsabilidades e encaram a carreira com maturidade, tanto no que diz respeito aos sucessos quanto aos fracassos. “A vida não se resolve por si só, e as pessoas costumam terceirizar suas responsabilidades. Não adianta achar que o caminho se resume em escolher uma carreira e ser promovido até onde se quer chegar”, ressalta.
Segundo o psicólogo organizacional João Sóler, o profissional de hoje tem o controle da carreira nas mãos porque está mais antenado com seus ideais, tem mais vontade de experimentar e também uma necessidade maior de mudança. “Enquanto muitas pessoas passam a vida na mesma empresa sem saber seu papel no mundo e que rumo seguir, outras, logo cedo, assumem o controle da vida profissional e direcionam melhor suas metas”, destaca.

Nenhum comentário: