segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


'Os infratores' retrata violenta história real da Lei Seca nos EUA.
Shia LaBeouf e Mia Wasikowska em 'Os infratores' (Foto: Divulgação/Richard Foreman Jr) Era o período da Lei Seca nos Estados Unidos (1920-1933). Como tantas outras pessoas que faturavam na clandestinidade, o trio de irmãos Bondurant passou a fabricar e vender bebidas alcoólicas ilegalmente. A história está em "Os infratores", filme dirigido por John Hillcoat ("A estrada"), com roteiro do músico Nick Cave e baseado num livro recentemente lançado no Brasil, escrito por um dos descendentes do clã, Matt Bondurant. 

A violência da história não é nada surpreendente. Era praticamente uma época sem lei, em que o que contava eram os punhos e as balas. Forrest (Tom Hardy, o vilão do último "Batman"), Howard (Jason Clarke) e Jack (Shia LaBeouf) Bondurant vivem de seu alambique, onde o vizinho Cricket (Dane DeHaan) tenta inventar novas fórmulas.

Livro que inspirou o filme Os infratores é lançado no Brasil
 A saga dos irmãos Bondurant, contrabandistas de bebida em plena Lei Seca nos anos 1920 nos Estados Unidos, chega simultaneamente às livrarias e aos cinemas brasileiros agora em Outubro. O romance Os infratores, baseado na história real do avô e de dois tios-avôs do autor Matt Bondurant, deu origem ao filme homônimo, com Shia Labeouf, Tom Hardy e Gary Oldman no elenco.
O livro já está à venda, lançamento do Grupo Editorial Record, desde o começo do mês; enquanto o filme, que disputa indicação à categoria de Melhor Filme do Oscar 2013, entra em cartaz no próximo dia 12. O roteiro e a trilha sonora são de Nick Cave e a direção é assinada por John Hillcoat, de A estrada, filme inspirado em romance apocalíptico de Cormac McCarthy.
Inclusive, se indicar Os infratores, Hollywood pode reparar a injustiça feita à Hillcoat, quando em 2010 A Estrada foi ignorado, supostamente porque a Academia não queria premiar outro filme inspirado em romance de McCarthy, autor também de Onde os fracos não tem vez, levado às telas pelos irmãos Coen. Quem sabe Hillcoat tem mais sorte com outro romancista? Além claro, do fato de que os americanos adoram repassar essa parte da sua história: gângsters e lei seca já renderam filmes magníficos, prova disso é que O Grande Gatsby, também inspirado em uma obra literária, ganhou até remake.
A história de Os infratores – O ano é 1920 e a cidade de Franklin, no estado da Virginia, é o centro da produção ilegal de álcool, de contrabando e assassinato. Em meio aos moradores que tentam ganhar uns trocados com a fabricação de bebida, os irmãos Bondurant se destacam e acabam atraindo a atenção de Sherwood Anderson, um jornalista e escritor que prepara uma matéria sobre a região. Anderson dirige por estradas de terra vermelha à procura dos irmãos Bondurant, tentando reunir pistas e quebrar o silêncio que envolve o condado…


                                                                   

Nenhum comentário: