domingo, 10 de fevereiro de 2013

Origem do Carnaval

Originário do IV milênio a.C. ao Século VII a.C tem como marco inicial a criação dos cultos agrários e, como ponto final a oficialização das festas a Dionísio, durante o reinado de Pisistrato na Grécia, de 605 a 527 a.C.



Estudiosos divergem  quanto a origem da palavra CARNAVAL.Para  uns, a palavra vem de CARRUM NAVALIS, os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas  nos séculos VII e Vi a.C. para outros, a palavra Carnaval surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quart-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de "quinquagésimo" deu o título de "dominica ad carne levandas", expressão que teria sucessivamente se abreviado para "carnaval", todas variantes de dialetos italianos ' milenês, siciliano, calabres, etc...' e que significam ação de tirar, que dizer: 'tirar a carne' A terça-feira. 'mardi-grass', seria legitimamente a noite do carnaval. Seria, em último análise, a permissão de se comer carne antes dos 40 dias de jejum 'Quaresma'.
 Afirmam alguns pesquisadores que a palavra CARNAVAL teria surgido em Milão, em 1130, outros dizem que a festa só teria o nome Carnaval na França, em 1268 ou, ainda na Alemanha, anos 1800. Uma outra corrente, essa menos  conhecida, citada no livro - A cultura Popular na Idade Média - contexto de François Rabelais, de Mikhail Bakhitin, diz que: 'na segunda metade do século XIX, numerosos autores alemães defenderam a tese que a palavra carnaval viria de KANE ou KARTH ou 'lugar santo' "isto é comunidade pagã, os deuses e seus seguidores e de Val ou Wal ou morto, assassinado, que  dizer procissão dos deuses mortos, uma espécie de procissão de almas errantes do purgatório identificada desde o século XI pelo normando Orderico Vital , como se fosse um exército de Arlequins desfilando nas estradas desertas buscando a purificação de suas almas.Essa procissão saía no dia do Ano Novo, durante a Idade Média".
 O primeiro Centro de Festa do carnaval era no Egito, danças e cânticos em torno de fogueiras, máscaras e adereços.
 O segundo Centro de Excelência do carnaval localiza-se na Grécia e em Roma, entre o século VII a.C. e VI d.C. . Era o culto ao corpo sem culpa, sexo, bebidas e orgias incorporam-se, definitivamente, às festas.
 O Carnaval Cristão  "Do século VIId.C. ao século XVIII d.C." inicia o seu desenvolvimento quando a Igreja Católica oficializa o carnaval, em 590 d.C. , e adquire  suas características básicas, na Renascença.
   Terminar no século XVIII, quando um novo modelo de carnaval ' pós-moderno' começa a se delinear.
 O terceiro Centro de festa do Carnaval fixou-se nas cidades de Nice, Roma e Veneza e passou a irradiar para o mundo inteiro o modelo de carnaval que ainda hoje identifica a festa, com mascarados, fantasiados e desfiles de carros alegóricos e que muitos autores consideram o verdadeiro carnaval.

Carnaval

CARNAVAL NO BRASIL

O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas.
No Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarenta dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa.
Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com características baiana, com a presença indispensável dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande; em Maceió, o carnaval Fest; em Caruaru, o Micarú; em Recife, o Recifolia, etc.

O carnaval brasileiro assumiu muitas particularidades, influências dos povos que construíram o País foram fundamentais, estas particularidades são bastante evidenciadas nas diversas regiões do Brasil.
 No Rio de Janeiro, São Paulo, por exemplo as influências portugueses 'vestimentos' , e negras 'músicas' são muito marcantes com o Desfile das Escolas de Samba. No Mordeste por exemplo a influência negra e indígena e portuguesa são também bastante evidenciadas. O que diverge muito no Brasil é como se  faz o carnaval, que pode ser na Rua ou em Local Privativo, neste locais impera a alegria, grupos de mascarados, blocos, trio elétrico, escola de samba, gripo de frevo, etc. Em Salvador,  Recife, por exemplo, onde o carnaval é de Rua podemos evidenciar inúmeras manifestações folclóricas aliadas na festa de Carnaval.

Nenhum comentário: