segunda-feira, 14 de outubro de 2013


odd

Neste conto do premiado autor Neil Gaiman, inspirado na mitologia nórdica, o leitor acompanhará as aventuras do menino chamado Odd, que vive num vilarejo na antiga Noruega e tem sérios problemas com a sorte. Para fugir das piadas dos vizinhos, ele pensa em se refugiar na floresta e acaba se envolvendo numa jornada incrível em uma terra de deuses, gigantes e magia.
Vou começar meu texto e minha visão crítica sobre “ODD e os Gigantes de Gelo” da forma mais direta e simples possível: Neil Gaiman é um gênio. Um verdadeiro mestre, tanto nos Quadrinhos quanto na literatura (seu livro “Coraline”, é simplesmente especial e possui caprichada adaptação para o cinema).
“ODD e os Gigantes de Gelo”, entendo ser uma mescla das duas culturas. Analisando como literatura temos uma simplicidade perfeita, e uma riqueza, em conteúdo, encantadora. Talvez, seu grande elogio nessa temática seja pela distância de um texto muito denso. Aqui o charme é possuir profundidade, sem passar o tempo do leitor. Falar muito em pouco tempo, também merece aplausos e congratulações. O texto é narrado de forma sucinta, saborosa e com muita paixão.
Comentando como quadrinhos as ilustrações da obra, feitas magistralmente por Brett Helquist, merecem tantos aplausos quanto Gaiman. Aqui também não existe excesso. As imagens visuais que constam em “ODD e os Gigantes de Gelo” são escolhidas a dedo, e é exatamente por não possuir imagens de forma desnecessária que a obra fica tão perfeita. Em “ODD e os Gigantes de Gelo” somos presenteados com palavras e ilustrações ricas.
Por isso precisamos bater palmas para os artistas que trocaram quantidade por qualidade. “ODD e os Gigantes de Gelo” é uma viagem rica em fantasia, que nos leva a um mundo cheio de magia e simbolismos. Impossível não lembrar do clássico da Sessão da Tarde “O Feitiço de Áquila”, filme obrigatório para quem se encanta pela magia da arte do amor.
No liquidificador cultural de Gaiman existe bruxaria, feitiço, encanto, alegria, esperança e muita viagem artística. E são esses os motivos de “ODD e os Gigantes de Gelo” ser um livro/quadrinhos indispensável.
odd2

Nenhum comentário: