segunda-feira, 28 de outubro de 2013


 Há mais do que uma passagem de ar de mistério que envolve o último romance de Caleb Carr, The Legend of Broken . De acordo com Carr, um historiador, bem como um romancista, ele encontrou o manuscrito que constitui a parte principal deste livro, enquanto ele estava realizando uma pesquisa nos jornais de Edward Gibbon, o historiador do século XVIII. Carr, ou talvez eu devesse dizer "Carr", afirma já ter conhecimento do manuscrito, graças a várias referências na própria correspondência do Gibbon, mas confessa-se surpreso por ter descoberto o manuscrito em si, abandonado, não catalogada, e mais importante de tudo, até agora inédito.
O manuscrito é uma tradução para o Inglês, por uma mão desconhecida, de uma crônica medieval.Ele conta a história de uma revolução em um reino perdido da cidade que floresceu no que é hoje Alemanha central, em torno do Brockenberg, em algum momento entre a queda do Império Romano ea ascensão dos reinos históricos europeus com os quais estamos familiarizados-a período que é, convenientemente, muito mal documentada. Ainda mais convenientemente, "Carr" revela que Hitler e seus conselheiros estavam cientes da existência do Manuscrito quebrado e tentou erradicar todas as provas escrita e arqueológico da cidade. Escusado será dizer que, a cidade de Broken desapareceu sem deixar rasto, embora o nome da montanha permanece como um memorial das sortes.


Se Gibbon deu uma cópia parcialmente anotada do manuscrito de seu colega, Edmund Burke, autor de Reflexões sobre a Revolução na França , que por sua vez, aconselhou Gibbon para suprimir o manuscrito, dado o clima político no final do século XVIII. Isso significa que The Legend of 
Broken  é a primeira edição acadêmica para ser publicado: estávamos em dúvida sobre isso ", Carr" fornece uma extensa aparato de notas (embora não se pode deixar de notar que o texto carece de uma bibliografia ou qualquer referência quanto ao local onde o manuscrito original pode ser encontrado) e inclui (sem referência) extrai da correspondência entre Gibbon e Burke.
Carr tem mostrado anteriormente o gosto pela pastiche, ele escreveu um romance autorizado de comprimento história de Sherlock Holmes, O secretário italiano (2005), enquanto Killing Time(2000), apesar de supostamente um thriller futuro próximo, devia mais em tom de Jules Verne do que a qualquer romancista contemporâneo sf-mas que Carr escreve prosa respeitável do século XIX, como O Alienista (1994) e O Anjo das Trevas (1998), ambos demonstram, sua compreensão de Gibbonian Inglês é um pouco mais frágil. O próprio Manuscrito quebrado não tem nenhuma semelhança com qualquer tradução de uma crônica medieval ou romance que eu já encontrei, na forma ou linguagem, embora, sem dúvida, o estudioso "Carr" pode representar para a ex, sugerindo a ascensão, queda e desaparecimento total de uma tradição literária oral, entre o quarto eo décimo séculos, com The Legend of  
Broken   emergir como o único texto escrito sobreviver. Eu mesmo, eu poderia ser mais inclinado a sugerir que "Carr" O próprio foi vítima de uma fraude, dado o tom contemporâneo da língua e da presença generalizada do narrador em primeira pessoa no texto.
Assim, podemos considerar The Legend of 
Broken  como uma cuidadosamente executado acadêmico jeu d'esprit , suficientemente bem pensado para sobreviver exame superficial, mas improvável para resistir a um escrutínio mais robusto. No momento em que se começa a fazer perguntas sérias, a fragilidade do conceito torna-se perfeitamente óbvio, que é, naturalmente, toda a parte da diversão. Este não é um hoax full-blown, mas uma peça muito agradável de entretenimento acadêmica. Só que, como é evidente a partir de uma série de comentários, a piada não foi necessariamente apreciado por aqueles leitores que se aproximaram The Legend of Broken  como uma fantasia convencional. Então, vamos nos despir a pretensão acadêmica, as notas, as letras, as explicações acadêmicas, e tratar o texto simplesmente como uma história.
Mesmo assim, é algo fora do comum. O comprimento da história sugere um épico, que seria, evidentemente, de acordo com a suposta proveniência do manuscrito, mas imediatamente, encontramos ainda uma outra voz narrativa, um observador onisciente, escrevendo no tempo presente contínuo, ainda gravando claramente os eventos após quebrado desapareceu. Esse narrador é, ao que parece, escrevendo uma série de visões que ele (e em termos históricos, acho que devemos assumir o narrador é do sexo masculino) experimentou, com a intenção de esconder o manuscrito porque sua família já acredita que ele é louco. Se isso não fosse estranho o suficiente já, a linguagem visionária está impregnado de fantasia alta do século XIX, William Morris ou William Hope Hodgson, em vez de Hildegard de Bingen, embora, talvez não surpreendentemente, ele rapidamente se estabelece a algo um pouco mais contemporâneo na sensação.
Quebrado, como já referimos, é uma pequena cidade-reino, em algum lugar no centro da Alemanha que, apesar da chegada do cristianismo na região, continuou a adorar o deus dourado, Kafra, um deus que incentiva a adoração da riqueza e perfeição corporal. Kafra é um deus que, assim, sorri ao capitalismo desenfreado e recompensa aqueles que se recompensar. A busca pela perfeição física humana parece ter solicitado o Deus-Kings of quebrado para iniciar um programa de reprodução seletiva e banir todos os seres humanos que mostram qualquer sinal de imperfeição, atraso no crescimento, membros torcidos ou qualquer outra coisa de que Kafra não aprova . Que há tantas imperfeições corporais entre a elite do partido é, obviamente, indicativo de endogamia (e parece ser por acaso que o culto de Kafra tem um sabor do Antigo Egipto sobre isso), mas até agora esse fato não foi realizado.
Essas pessoas banidos da cidade têm, ao longo das gerações, formaram uma comunidade que vive em Davon Wood. O povo de Broken chamá-los de Bane, e temê-los porque eles são implacáveis ​​em sua busca por vingança. O Bane se referir aos habitantes de Broken como o Alto, e, sim, eles são absolutamente implacável em seu desejo de vingança. No entanto, isso é simplificar uma situação muito complexa, em que os interesses políticos, religiosos e comerciais tornaram-se entrelaçadas ao longo dos anos. Como o Deus-Rei dedicou-se a seus próprios interesses particulares, os comerciantes têm mais ou menos assumido o controle do dia-a-dia da cidade, mesmo mantendo a sua própria milícia.Mas, como o romance se abre, um ponto de crise foi alcançado, pois os agricultores se recusam a deixar os comerciantes baixar os preços ainda mais. O chefe dos mercadores, Senhor Baster-kin, reconhece que algo precisa ser feito para combater isso ea crescente degeneração do governo de Deus-Rei, e formulou um plano complexo que envolve uma guerra contra o Bane, e também um golpe dentro da cidade.
Para o Bane, a percepção de que algo está errado começa com um surto de peste em sua comunidade e com a decisão de que três deles, Keera, veloci, e Heldo-Bah deve ser enviado para encontrar o feiticeiro acreditava viver no fundo de Davon Madeira , que pode ser capaz de ajudar. O líder do exército de quebrado, Yantak Arnem, vem a perceber que as ordens que lhe foram dadas pela prefeitura não fazem sentido, e de fato quase poderia ter sido projetado para garantir a sua morte, enquanto que volta à cidade, a esposa de Arnem, Isadora, um curador de alguma nota, tem vindo a perceber que o surto de peste actualmente infectando o bairro onde ela mora não é o que parece.
A trama é surpreendentemente leve, considerando sua complexidade aparente, e as muitas páginas que leva para contar. Embora os motivos de algumas das partes são sombrias, e na verdade nunca totalmente explicados, os próprios eventos de mover-se com grande precisão e algumas surpresas, como uma máquina bem oleada.Personagens-o Bane, em particular, tem longas conversas em que eles dizem um ao outro sobre o que está acontecendo, há uma boa quantidade de descrições detalhadas de suas ações, mas há uma raramente qualquer sentimento de tensão dramática. As partes do livro que são mais bem sucedidos são, sem dúvida, aqueles que envolvem o exército, talvez refletindo fundo acadêmica de Carr na história militar, embora o uso do Bane de guerrilha é igualmente bem descrito. Quanto ao resto, Carr muitas vezes parece relutante em deixar ir de uma cena, especialmente se se trata de um monte de diálogo. Os argumentos freqüentes entre Caliphrestos, o feiticeiro misterioso e Heldo-bah-se tão tedioso quanto Caliphrestos pretende encontrar Heldo-Bah (na verdade, o Bane irreprimível é um dos pontos brilhantes na novela), enquanto reverência contínuo da Keera e / ou subserviência para quem representa a autoridade rapidamente se torna cansativo.
Por outro lado, o retrato de Arnem e sua família de Carr parece convincente, e percebe-se que ele tem um investimento emocional em criá-los. Da relação de Caliphresto com a pantera Stasi, o lendário animal de Davon Wood, estou menos convencido, não menos importante, porque eu senti que estávamos entrando em um território mais frequentemente trabalhou por dragões de Anne McCaffrey. Todo o tempo, o ritmo da narrativa permanece lento e constante, por isso, embora este é um romance sobre a aventura, não é um romance de aventura. Pode ser um romance psicológico, exceto que têm pouco acesso à mente dos personagens mais psicologicamente interessantes, nomeadamente Baster-kin eo Deus-Rei. É sem dúvida um romance moral, em que a maioria vilões morrem, com um leve fermento de personagens "bons", apenas para reforçar o quão desprezível os vilões realmente são, mas a morte chega, principalmente, como palavras em uma página, e não como uma emoção experiente.
Mas nem isso é um romance de fantasia, não no sentido aceito. O que parece o Bane ser mágico é, como Caliphrestos continua apontando para fora, a ciência. Um homem que tem viajado muito por todo o Europa com os quais os leitores vão ser mais familiar, ele acumulou uma grande loja de conhecimento de livros. Isadora, como um curandeiro, tem conhecimento mais baseada em evidência empírica direta, mas eles podem facilmente chegar a conclusões semelhantes quanto à fonte da praga. O Bane saber sobre cerâmica, metalurgia e outras habilidades artesanais, mas seu conhecimento de medicina é menos seguro. Isso não quer dizer que eles são ignorantes, é mais um indicativo de que os seus esforços têm sido direcionados na criação de uma comunidade viável floresta. A ceticismo saudável sobre magia e religião permeia o romance, embora tanto o Bane eo alto possuem uma classe sacerdotal poderosos, eles são muitas vezes representados como estar fora de contato com as necessidades materiais de seu povo, envolvendo-se com o luxo. Consequências comerciais desempenham um papel significativo na história e esta é a única novela que eu já encontrei, que considera as conseqüências de armazenamento de centeio por longos períodos de tempo antes de consumi-lo (eu me pergunto o que ele diz sobre mim que eu reconheci logo no início, onde esse particular mecha de enredo estava indo, e eu não estava desapontado). Este romance, em alguns aspectos, parece mais próximo do trabalho de KJ Parker.
Embora eu admirava sua vaidade acadêmica, quando comecei esta novela, eu estava inicialmente convencido pela história em si, mas eu furei com ele, não por obrigação do revisor, mas porque eu fiquei realmente intrigado para ver o que Carr faria com ele. No fim das contas, eu não acho que ele fez tanto com ele como um leitor de fantasia pode esperar em termos de narrativa, mas eu me pergunto se isso era realmente sua intenção. Olhando para trás em relação a outros romances de Carr (excluindo a primeira, Caixa na Terra Prometida [1980], que eu não vi, mas que nega Carr informalmente como um jovem roman à clef , algo a ser obtido fora do sistema e esquecidos) I tenho a sensação de que ele sempre foi interessado com experiências com gênero, embora com resultados mistos.

O Alienista e O Anjo das Trevas eram romances policiais históricos sobre serial killers, fixado em Gilded Age de Nova York, e memorável, tanto para suas descrições amorosas de topografia da cidade eo elenco de figuras históricas dado walk-on partes como para as suas parcelas, embora ambos foram solidamente escrito. Da mesma forma, Carr fez um grande esforço para mostrar sua equipe a realização de pesquisas na literatura disponível sobre a psicologia anormal e fazendo uso da informação obtida ao invés de especular levianamente de uma forma que tocou para o conhecimento do público moderno de assassinos em série mais tarde. Tudo isso deu aos romances uma textura que foi infelizmente falta em seus próximos dois romances, tornando-os parecer superficial, por comparação. Havia algo de profundamente embaraçosa sobre Matar Tempo fracasso 's para combinar o estilo dispositivo montado de Jules Verne, com o enredo de um filme de suspense futuro próximo veloz, e autorizado como O Secretário italiano poderia ter sido, ele ainda estava entre os mais chata Holmes pastiches que eu encontrei, terrivelmente auto-consciente em sua tentativa de ser mais Conan Doyle de Conan Doyle (embora, para ser justo, é difícil melhorar em The Hound of the Baskervilles ), enquanto maquinando para ser totalmente imemoráveis.
Que a atenção precoce aos detalhes é mais uma vez evidente em The Legend of 
Broken  , embora a fachada acadêmica é mais obviamente fictício do que em O Alienista . Carr parece claramente muito mais em casa quando ele tem uma base sólida de investigação sobre a qual construir suas narrativas, e se isso significa escrever o próprio pesquisa, que assim seja. Certamente, notas de Carr emprestar The Legend of Broken  um brilho extra de verossimilhança, mesmo se, na ocasião, ele exagera um pouco a mão.
Também parece que Carr ainda está testando diferentes formas de gênero, tentando encontrar o que melhor se adequa seus interesses, que parecem ser mais ou menos a história militar, a natureza da família e da comunidade, e por que é que as pessoas podem se comportar de tão terrível caminhos para o que eles acreditam ser o bem comum. Alguém poderia perguntar por que, depois de ter atingido seu passo com o Alienista e sua continuação, ele precisa passar para outros gêneros, mas enquanto gira mais Lazlo Kreisler romances poderia de fato ser lucrativo, é fácil ver que ele poderia tornar-se criativamente sufocante. O que não quer dizer que eu acho que Carr encontrou um nicho totalmente satisfatória, com The Legend of 
Broken  , mas o passado, sem dúvida lhe convém melhor do que o futuro.

Nenhum comentário: