O livro A Roda da Melhoria – Como utilizar os 8 Is e iniciar o processo de melhoria contínua (DVS Editora), de Victor Mirshawka e Victor Mirshawka Jr., tem como objetivo capacitar o leitor a promover uma evolução constante. Apesar de inicialmente pensadas para o ambiente corporativo, as atitudes abordadas na obra podem impulsionar tanto a vida pessoal quanto profissional.
Os autores disponibilizam os conhecimentos adquiridos durante suas vidas acadêmicas, apresentando formas inovadoras de implantação de melhorias no desempenho das equipes de trabalho. A Roda da Melhoria se baseia nos 8 Is, oito conceitos básicos indispensáveis à melhoria contínua. São eles:
Iniciativa: Sem ela não dá para começar nenhuma mudança significativa.
Informações: São essenciais para se situar dentro de um certo contexto.
Ideias: Vitais para se chegar às coisas novas.
Inovação: Tanto em um produto ou um serviço, é resultado do que idealizamos no nosso cérebro.
Insistência: Imprescindível para que os principais atores concordem com a introdução da inovação.
Integração: Fundamental, em particular numa empresa na qual todos devem aceitar a mudança.
Implementação: É a parte difícil, fazer com que a mudança seja de fato implantada.
Introspecção: É a atitude racional de analisar se não deve haver uma nova mudança e recomeçar tudo de novo.
A Roda da Melhoria chega agora à sua segunda edição com conteúdo totalmente atualizado e ampliado. A obra, além de se adequar aos mais modernos conceitos que conduzem à evolução contínua, traz novos exemplos práticos de empresas - como a Amazon e o Google - e pessoas - como Gandhi, Leonardo da Vinci e Barack Obama - que foram bem-sucedidas em pelo menos um dos 8 Is.
Apresentando essas histórias, Victor Mirshawka e Victor Mirshawka Jr. esperam que o leitor assimile com facilidade a roda da melhoria – que não à toa possui esse nome. Cada um dos pontos acaba se conectando naturalmente ao seguinte. E isso, além de tornar o processo cíclico, faz com que a leitura seja fluida e de fácil imersão.
Quando alguém toma uma iniciativa para a mudança, precisará buscar novas informações que permitam ter ideias – e elas conduzem à inovação. A insistência faz com que a inovação seja aceita para, então, integrar a novidade entre todos os envolvidos e ter apoio para a implementação. Assim que concretizada, o agente da melhoria deverá se preparar para uma introspecção. Nessa última etapa, conclui-se, muitas vezes, que é necessário promover uma nova mudança. O que leva, então, de volta ao começo da roda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário