O escritor paulistano Luiz C. V. Martins lança, pela DVS Editora, o livro Ruídos Mentais – Reflexão em Pequenas Doses. A obra reúne uma série de textos que revelam a habilidade do autor em oferecer uma provocação saudável sobre assuntos como o amor, trabalho, moral, rotina e outros assuntos pertinentes à existência humana.
Apesar de, logo no início do livro, Martins propor um distanciamento entre sua obra e a poesia, é perceptível o flerte entre este estilo literário e o texto de Ruídos Mentais – mesmo que não haja preocupação com a métrica.
O livro possui sim uma essência poética que, ao mesmo tempo em que alimenta a imaginação, nos instiga e faz pensar. “O que desejo é provocar uma pequena faísca de reflexão”, escreve o autor.
Ler uma página da obra é como tomar uma pílula que tira nossa mente do piloto automático, forçando a reflexão. Como no trecho: “De todas as habilidades que o ser humano possui, a mais impressionante e mais assustadora é a capacidade de enganar a si mesmo” (pág. 91).
Ruídos Mentais nasceu da percepção de que, assim como na música, um ruído provoca uma série de sensações, ainda que não sejam aquelas que esperamos ou às quais estamos acostumados. No entanto, são capazes de surpreender e provocar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário