sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Marvel cancela capas alternativas de Manara?
   
Após muito nhenhenhen, chororô e hipocrisia, a caretice e o falso moralismo finalmente venceram e a Marvel Comics deu o braço a torcer ao cancelar a publicação da capa alternativa de Spider-Woman n° 1 assinada pelo quadrinhista italiano Milo Manara, mestre nas HQs eróticas, que deu trouxe à luz obras sensualíssimas como O Clic e Os Bórgia, essa última ao lado do roteirista Alejandro Jodorowsky (O Incal).
 
O mais idiota nessa aversão dos próprios fãs é o fato de normalmente o artistas sempre têm apelado para o lado sexy e sensual quando ilustram personagens femininas de quadrinhosmainstream americanos, colocar Manara pra fazer uma arte, que inclusive já havia sido divulgada pela Marvel há algum tempo (gerando uma chuva de críticas), não deveria representar nada demais, muito menos quando se trata simplesmente de uma capa alternativa. Ora mais. É só comprar a edição com a capa oficial e o problema já estaria resolvido. O fato gerou tanta polêmica que a editora resolveu cancelar até mesmo outra capa alternativa que que seria feita pelo artista (Thor nº2).
A verdade é que o público norte-americano tanto tenta estar na vanguarda de tudo, mas tantas vezes se perde em moralismos direitistas, não chegando nem perto do âmago da questão. Se for pra "dessensualizar" as comics (HQs americanas), Manara não seria um bom lugar pra começar, até porque nem sequer é um artista de comics , mas de fumetti (HQs italianas), onde atua sem problemas, logo, sua participação nas comics foi e sempre será uma exceção, inclusive contornável, como comentei acima. 
 
Alguns fãs até fizeram montagens, mostrando o homem-aranha, por exemplo, em posição bem semelhante à desenhada por Manara, que passou batida sem gerar qualquer polêmica sobre a sexualidade/sensualidade do personagem. O que prova que basta ter mulher e Manara no caminho que começam os trabalhos dos moralistas de plantão. Tanta coisa mais relevante e produtiva pra se questionar (como a própria qualidade das HQsatuais) e os fanboys de plantão continuam se incomodando com detalhes bobos. Por favor, né? Depois quero ver esse mesmo pessoal que tanto reclamou pagando verdadeiras fortunas pra conseguir uma rara capa autografada pelo italiano. Há males que vêm para o bem... Pelo menos, caso a editora decida imprimir um número ainda menor de edições com arte de Manara.
 

 
 

Nenhum comentário: