terça-feira, 16 de setembro de 2014

HQ RED – Aposentados e Perigosos, de 2003, escrita por Warren Ellis e desenhada por Cully Hamner, violenta e muito curta série que representa o atual momento do mercado de HQ.
 

RED – APOSENTADOS E PERIGOSOS chegou aos cinemas em 2010, dirigido pelo alemão Robert Schwentke. Este diretor, que antes deste filme era conhecido pelo filme Plano de Voo, acaba de colocar nos cinemas outra adaptação de HQ dirigida por ele: R. I. P. D. – Agentes do Além, baseado na HQ de Peter Lenkov e Lucas Marangon, publicada nos EUA pela Dark Horse Comics. Este filme, ao contrário de RED, que teve boa bilheteria e boas avaliações da crítica (chegou a 72 pontos no site Rotten Tomatoes), estreou nos EUA com má bilheteria.
Para começar de forma seca e contundente, como foi a HQ de Ellis e Hamner: RED, o filme, pouco tem a ver com o quadrinho. Schwentke e os roteiristas John e Erich Hoeber apenas aproveitaram o argumento e as ideias principais, mas criaram uma história muito diferente. Além de transformarem uma violenta história de vingança em uma comédia, um filme-família, praticamente não se reconhece nada, se compararmos a HQ com a série. Algo que foi admitido pelos próprios Ellis e Hamner. RED, o filme, então, precisa ser visto como uma história à parte. Apesar disso, o filme teve indicações para o Globo de Ouro, a prévia do Oscar.O número de personagens foi aumentado, as motivações dos personagens foram mudadas, um pouco de conspiração e alguns efeitos especiais dão à tônica da produção, e pouco sangue é derramado na tela. Ah, e um romance pouco convincente deixa o filme menos convincente ainda.
Sem falar numa curiosidade: durante as gravações do filme na locação de Toronto, no Canadá, as cenas que envolveram tiros e explosões provocaram chamados da polícia, devidamente esclarecidos. 

O filme é estrelado por vários astros: Bruce Willis, John Malkovich, Morgan Freeman (todos estes praticamente dispensam apresentações) e Helen Mirren (atriz oscarizada por A Rainha). São os “Aposentados e Extremamente Perigosos” do título (o significado, em português, da sigla RED [Retired and Extremely Dangerous], conforme é explicado durante a trama do filme – estranhamente, um conceito que não ganhou explicação na HQ). Quatro ex-assassinos profissionais da CIA que voltam à ação quando alguém pretende eliminá-los . Mas com uma motivação diferente das HQ.
Bão. O personagem principal do quadrinho se chama Paul Moses; no filme, Frank Moses (Willis). Além dele, a única personagem do filme que possui semelhanças com uma personagem da HQ é Sarah Ross (Mary-Louise Parker), a supervisora pessoal de Moses – muito semelhante a Sally, que ocupa a mesma função na HQ. O filme eliminou o diretor da CIA, Michael Beesley, e o chefe de operações Adrien Kane. A menos que consideremos o personagem William Cooper (Karl Urban) a “versão” cinematográfica do agente Kane. É este personagem que coordena a caçada a Moses durante o filme.

Nenhum comentário: