quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Reforço escolar: o que é, sua importância

O reforço escolar é uma força extra no processo de aprendizagem
reforço_escolar

O reforço escolar é uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor a matéria passada na escola, e assim ajudar na fixação do conteúdo em sua mente, não decorando o que está sendo ensinado.
A primeira coisa que é preciso compreender, é que o reforço escolar não deve ser tratado como algo que seja mais importante do que o conteúdo aprendido em sala de aula, o reforço escolar é um complemento desse material.

Claro que o professor de reforço escolar tem o mesmo potencial para ensinar, que um professor que leciona em sala de aula, o fato que este último não pode ser substituído, uma vez que, o processo de aprendizagem em sala de aula é essencial para o desenvolvimento da criança como pessoa, pois ali, além de aprender a ler e escrever, ele aprende a socializar e a viver em sociedade.

Portanto, o professor responsável pelo reforço, se apresenta como uma força extra para auxiliar no processo de aprendizagem, nos momentos em que o aluno esteja com mais dificuldade em uma matéria.

As aulas de reforço escolar respeitam os limites da criança


Cada pessoa tem um determinado tempo para aprender um conteúdo específico, e essa limitação deve ser respeitada. No casos das crianças, quando ficam sob pressão para aprender, muitas vezes elas não aprendem apenas decoram a matéria, se tornando algo temporário.

Durante as aulas de reforço escolar, o professor tende a ser mais paciente e ir de acordo com o ritmo da criança, conseguindo assim identificar onde ele tem mais dificuldade e trabalhar esse ponto com mais atenção e carinho.
O professor de reforço escolar utiliza outra linguagem

Outro grande benefício do reforço escolar, é que muitas vezes o aluno não aprende determinada matéria por não entender a linguagem utilizada por seu professor em sala de aula, mas se outro professor explicar o mesmo conteúdo de uma maneira diferente, esse aluno consegue compreender melhor e aprender o que está sendo ensinado.

Nenhum comentário: