domingo, 5 de fevereiro de 2012

Personagem que se originou em 1887


O jovem Sherlock Holmes: nuvem da morte.
Em Nuvem da morte, primeiro livro da série O jovem Sherlock Holmes, o ano é 1868 e Sherlock Holmes tem 14 anos. Com a designação do pai, que é soldado do Exército britânico, para enfrentar rebeldes na Índia, Sherlock é obrigado a passar suas férias em uma cidade distante e enfrenta sua primeira missão: desvendar duas mortes misteriosas. Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance Um estudo em Vermelho editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887.Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.



Arthur Conan Doyle

Segundo alguns indícios, Holmes nasceu em 6 de Janeiro de 1854 , filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, pois sua avó era filha do pintor Horace Vernet.
O seu irmão mais velho, Mycroft, trabalha para o Serviço Secreto britânico. Mycroft passa a maior parte do seu tempo livre no Diogenes Club. Segundo Holmes, seu irmão Mycroft não somente é mais brilhante do que ele próprio, como também possui um senso de observação e de dedução muitas vezes superior ao seu, embora seja preguiçoso demais para ir aos locais das investigações para analisá-las quando faltam fatos.vvSegundo alguns indícios, Holmes nasceu em 6 de Janeiro de 1854 , filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, pois sua avó era filha do pintor Horace Vernet.


BRAVO! em 07/02/2012
Hollywoodiano! Sherlock Holmes talvez seja a personagem da literatura mundial que mais se impregnou no inconsciente popular ao longo das decadas, e suas marcas registradas são de conhecimento notorio. Como a celebre frase Elementar meu caro Watson! O uso de seu cachimbo curvo que fuma compulsivamente ao tentar solucionar um enigma.
Pois eh meu caro, mas se eu disser que nem a frase e nem mesmo esse modelo de cachimbo nunca foram citados nas obras originais de Sir Arthur Conan Doyle, essas se devem as inumeras adaptacoes para o cinema, teatro, TV e afins as quais se fundiram a imagem do detetive e hoje e quase impossível dissocia los do mesmo.
O longa de Guy Ritchie vai um pouco alem disso, essa adaptacao em si nao se refere a nenhuma obra especifica e sim um apanhado de referencias a varias historias, vide a cena em que Holmes pratica tiro na parede de seu quarto e varias outras, porem Ritchie desconstruiu o personagem o reinventou a seu modo, algo tido como heresia pelos fans mais conservadores, se baseando em algumas caracteristicas basicas, como o raciocinio logico afiadíssimo, poder de deducao inigualavel, a postura arrogante e manipuladora.

Nenhum comentário: