segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

“A ERA DA AMAZON AINDA PRECISA DE EDITORES COMO MAX PERKINS.”

“PLENA DE TALENTO, INTELIGENTE E MARAVILHOSAMENTE PESQUISADA, ESTA OBRA FAZ JUS AO BIOGRAFADO.”Chicago TribuneMax Perkins, um editor de gênios 
Max Perkins queria ser, em suas próprias palavras, “um anãozinho no ombro de um grande general, aconselhando-o sobre o que fazer e o que não fazer, sem que ninguém percebesse.” E foi dessa forma que ele revelou grandes talentos, como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. Em Max Perkins, um editor de gênios, o biógrafo vencedor do Pulitzer A. Scott Berg revela a intimidade do homem que passou a maior parte da vida nos bastidores, servindo a seus autores não só no papel de editor mas também como crítico, terapeuta, financiador, administrador de carreiras, confidente e amigo. O livro ganhou o National Book Award e está sendo adaptado para o cinema com Nicole Kidman, Colin Firth, Jude Law, Dominic West e Guy Pearce no elenco.
Maxwell Evarts Perkins trabalhou 36 anos para a Charles Scribner’s Sons e, nesse período, nenhum editor de qualquer outra empresa conseguiu rivalizar seu histórico de descobridor de autores talentosos. Para dar voz a uma nova geração que viria a revolucionar a literatura norte-americana, ele desafiou gostos cristalizados e apostou a própria carreira em escritores até então desconhecidos. Até que virou referência no meio editorial, passando a ser visto como uma espécie de herói e representando a figura do editor consumado.

Nenhum comentário: