quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em Cannes, estúdio divulga detalhes da adaptação do best-seller; rodagem inicia em 2009. Longa será dirigido por Lawrence Fishburne e custará mais de US$ 60 milhões.

'O Alquimista', de Paulo Coelho, vai virar filme de Hollywood
A Weinstein Company vai produzir uma adaptação de "O alquimista", de Paulo Coelho, a ser feita com grande orçamento e dirigida pelo astro de Hollywood Laurence Fishburne, anunciou Harvey Weinstein no Festival de Cannes.
O magnata do cinema disse que o filme custará "mais de US$ 60 milhões" para ser feito e que começará a ser rodado em meados de 2009.
Weinstein espera repetir o sucesso de outras adaptações literárias anteriores, incluindo "O paciente inglês" e "O talentoso Ripley".
Laurence Fishburne investiu dinheiro do próprio bolso para comprar os direitos de adaptação para o cinema de O Alquimista, de Paulo Coelho.
" 'O alquimista' é um livro que me inspirou verdadeiramente", disse Weinstein a jornalistas no festival de cinema de Cannes.

"Eu pessoalmente vou produzi-lo. Como vocês sabem, eu raramente produzo filmes. Apenas fazemos com que filmes sejam produzidos."
Weinstein disse que "O alquimista", lançado originalmente há 20 anos, reúne elementos que devem agradar a um público amplo: espiritualidade, viagem, juventude, amor e ação.
Reprodução O livro de Paulo Coelho já vendeu estimadas 30 milhões de cópias em todo o mundo. É a história de Santiago, um jovem pastor andaluz que viaja à África à procura de seu sonho e, no caminho, conhece o alquimista.
Fishburne, que em mensagem de vídeo disse que se sente "o homem mais sortudo do planeta", fará o papel do alquimista, além de dirigir o filme e ajudar a desenvolver o roteiro.
Weinstein disse que leu roteiros anteriores baseados no livro escritos ao longo dos anos e "odiou todos".
Nada foi informado sobre o restante do elenco, mas Weinstein indicou que gostaria de dar um papel à atriz espanhola Penélope Cruz, que esteve em Cannes estrelando o bem recebido "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen.
O produtor acha que o projeto pode funcionar "como ponte para o Oriente Médio" e que está determinado que o filme seja fiel à história original.
"Minha lealdade não é a Laurence, não é a mim -- não é a ninguém mais que Paulo Coelho", disse ele.
Em comunicado divulgado pela Weinstein Company, Paulo Coelho acrescentou: "Estou muito feliz pelo fato de que meu filme será filmado da maneira como que pretendi que fosse. Espero que o espírito e a simplicidade de meu trabalho sejam preservados."
The Weinstein Company detém os direitos globais de cinema e televisão sobre o livro, e Harvey Weinstein disse que usará seu tempo em Cannes para conversar com distribuidores internacionais. Roteiristas:Scott McGehee e Dave Siegel.

Em conversa com seguidores em seu Twitter oficial , o escritor brasileiro Paulo Coelho disse que é impossível se fazer um filme baseado em seu livro "O Alquimista". Publicado originalmente em 1988, o best-seller já foi traduzido em 65 línguas.
Um seguidor disse, em inglês, para Paulo Coelho que adoraria ver "O Alquimista" como um filme. O escritor respondeu "Nãoooo!" e depois explicou: "É impossível fazer um filme baseado em 'O Alquimista'. Todos que leram o livro já fizeram um (filme) em suas mentes." Paulo Coelho vendeu os direitos deste livro no começo de sua carreira e já declarou ter se arrependido disso.

Depois, questionado se algum outro livro seu daria uma boa adaptação para o cinema, Paulo Coelho respondeu: "Sim, '11 Minutos'".

Um dos livros de Paulo Coelho já ganhou filme internacional. Baseado na obra de mesmo nome "Veronika Decide Morrer", estrelado por Sarah Michelle Keller, chegou aos cinemas em 2009.

Nenhum comentário: