terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um Assassinato, um Mistério e um Casamento



Novela de Mark Twain escrita há 125 anos ganha a primeira edição. Uma pilhéria de mestre.
Samuel Langhorne Clemens (30 de novembro de 1835 - 21 de abril de 1910), mais conhecido por seu pseudônimo Mark Twain , foi um autor americano e humorista. Ele é mais conhecido por seus romances, As Aventuras de Tom Sawyer (1876), e suacontinuação , As Aventuras de Huckleberry Finn (1885), o último muitas vezes chamado de "o Grande Romance Americano ".
Twain cresceu em Hannibal, Missouri , que mais tarde proporcionar o cenário paraHuckleberry Finn e Tom Sawyer . Estagiou com uma impressora. Ele também trabalhou como tipógrafo e contribuiu com artigos para o jornal do seu Orion irmão mais velho.Depois de labutar como uma impressora em várias cidades, ele se tornou um piloto de barco principal no rio Mississippi , antes de se dirigir para o oeste para se juntar Orion.Ele foi um fracasso na mineração de ouro, então ele virou-se para próxima jornalismo.Enquanto um repórter, ele escreveu uma história bem-humorado, " The Frog Jumping Celebrado de Condado de Calaveras ", que se tornou muito popular e trouxe a atenção nacional. Seus relatos de viagem também foram bem recebidos. Twain tinha encontrado sua vocação.

Ele alcançou grande sucesso como escritor e palestrante. Sua inteligência e sátira ganhou elogios de críticos e colegas, e ele era amigo de presidentes , artistas, industriais e realeza europeia.
Faltava-lhe perspicácia financeira, e, embora não tenha feito uma grande quantidade de dinheiro de seus escritos e palestras, ele desperdiçou em várias iniciativas, em particular o Paige Compositor , e foi forçado a declarar falência. Com a ajuda de Henry Huttleston Rogers ele finalmente superou seus problemas financeiros. Twain trabalhou duro para garantir que todos os seus credores foram pagos na íntegra, mesmo que sua falência o aliviara da responsabilidade legal.

Escrito originalmente em 1876, “Um Assassinato, um Mistério, um Casamento” (Objetiva, 2001) só foi publicado pela primeira vez em 2001. Twain escrevera o conto baseado em uma proposta de sua própria autoria: que 12 autores criassem uma história com o mesmo enredo. Seu manuscrito - o único da série que foi terminado - foi leiloado na década de 1940, mas a Corte Americana na época entendeu que "propriedade" não incluía "direitos de publicação". O caso só foi finalizado mais de 50 anos depois, quando finalmente foi publicada a história do fazendeiro, que em crise financeira, sonha em casar sua filha com um homem rico. Uma herança inesperada e um forasteiro desencadeiam uma série de acontecimentos, nessa edição ilustrada por Peter de Sève, cujo traço tradicional deu vida a personagens em “Mulan”, “Vida de Inseto” entre outros. Uma curiosidade sobre o livro Mark Twain ( 1835-1910) propôs um desafio a um grupo de autores: que eles criassem contos a partir de um " esqueleto" de ficção saído do punho de Twain. Os textos deveriam ser publicados na revista Atlantic Monthly. Porém, ninguém respondeu. Twain arquivo o rascunho e voltou a um antigo projeto, AS Aventuras de Huckleberry Finn
que influenciaria toda a literatura americana - segundo Ernest Hemingway. O manuscrito de Twain ficou perdido até 1945. Somente neste ano a novela foi publicada, com o titulo  “Um Assassinato, um Mistério, um Casamento” (Objetiva, 2001). A trama é tão singela que cheira a pilhéria. Nos confins do Missouri, um fazendeiro tenta arranjar uma vantajosa união para a filha, Mary. Mas é a porção de mistério que faz da história instigante e uma das mais insólitas de Twain. Um enigmático  pretendente de  Mary diz ter chegado ao Missouri em um balão. Fugia da França e de um charlatão literário - Julio Verne.





Nenhum comentário: