sábado, 9 de junho de 2012

Imperador Amarelo.

Huang Di (黃帝) (pinyin: huángdì) é conhecido no ocidente como o Imperador Amarelo. É um dos Cinco Imperadores, reis lendários sábios e moralmente perfeitos que teriam governado a China após o período de milênios regido pelos também lendários Três Soberanos.
O Imperador Amarelo teria reinado de 2698 AC a 2599 AC. É considerado o ancestral de todos os chineses da etnia Han.
* A tradição


Conta a tradição que desde criança Huang Di era muito perspicaz, dotado duma inteligência fora do comum e capaz de estabelecer raciocínios avançados, além do normal para a sua idade, sobre os mais variados temas.
Durante o seu reinado Huang Di interessou-se especialmente pela saúde e pela condição humana, questionando os seus ministros-médicos sobre a tradição médica da época.

* O clássico, Nei Jing (内經)

Do registro das conversas entre Huang Di e seus ministros surgiu a obra conhecida actualmente como Nei Jing (内經) (pinyin: Nèijīng) – “O Clássico do Imperador Amarelo”.

Esta obra é considerada um dos livros fundamentais da medicina tradicional chinesa.

Divide-se em dois livros, de 81 capítulos cada um:
- O Su Wen – “Tratado de Medicina Interna”

- e o Ling Shu – “O Pivot Maravilhoso”.
Além de uma concepção sobre a patologia humana suas causas e tratamentos contêm prescrições sobre a vida e “adaptação” do ser humano de acordo com o sexo e faixas de idade distinguindo diferentes ciclos:

* Sazonais (5 estações),

* Ciclos circadianos (Yin/Yang)

* Ciclos infra e ultradianos (“a grande circulação da energia” que obedece aos cinco elementos e o ciclo vital) que delimitam a relação dos órgãos internos com as fases do dia ou períodos comuns da vida humana envolvendo o nascimento, maturação sexual e envelhecimento.

* As versões do Nei Jing (内經)

Há muitas versões sobe a origem desses textos ideográficos.

Nei Jing (内經)

Alguns estudiosos da história da China acreditam que o Nei Jing tenha sido realmente escrito por um grupo de médicos do Período dos Reinos Combatentes, (dinastia Chou orientais, 721-256 Ac.) (Horn; Sussman) , época associada à conquista do ferro e aos grandes clássicos da cultura chinesa que originaram o Taoismo (a partir do Tao Te King de Lao Tsé) e Confucionismo (Confúcio).
Os sábios da corte teriam feito uma síntese da tradição oral médica chinesa daquela época, naturalmente face aos recursos da escrita artesanal e instabilidade política da época, sofreu diferentes adaptações e versões.
Os primeiros papéis produzidos na China datam o séc. II de nossa era também descobertos em antigo sítio arqueológico do período Han (estampados como tabuinhas que resultaram na invenção da xilografia (VIII aC.) e tipografia entre 1380 e 1430.

O primeiro texto de ampla divulgação encontrado é a Sutra do Diamante (Jingangjijing), o que se deve a divulgação do Budismo. A partir dos séc. XII e XIII as primeiras grandes coleções de textos enciclopédicos. Gernet J.


A versão da dinastia Tang (618-906) é uma das mais conhecidas graças ao poder e riqueza dessa época, contudo a versão mais antiga (clássica) corresponde à dinastia Han.
O livro do imperador amarelo, da forma como é hoje encontrou respaldo nos achados recuperados em 1973 do túmulo nº3 em Mawangdui Changsha, província de Hunan. (Fu Weikang).
Além do cânone básico, a fabricação do aço – imprescindível para compreensão e prática da acupuntura moderna – e potencial divulgação do papel são referências suficientes para associar a etnia Han ao desenvolvimento da acupuntura.



Nei Jing (内經)

As primeiras referências à fundição do ferro são anteriores à esta, correspondem a dinastia Chou 513 aC., contudo nada impede a prática da acupuntura com agulhas de bronze (2000 aC.) ou mesmo pedra e ossos.

A Medicina da Vida, é a história dos povos longevos. É a experiência do Vitalismo, Vegetarianismo, Naturismo & Pacifismo das civilizações centradas no Ser Humano; grupos estes que preservaram seus costumes naturais vitais e que não contaminavam os alimentos quer seja no cultivo, transporte ou conservação.

👆SIM!!!!!EU QUERO ME TORNAR UM REFLXO TERAPEUTA👆

O nosso curso de Reflexologia Podal e Técnicas de Relaxamento foi preparado com muito amor e muito carinho, com o intuito de compartilhar com o máximo possível de pessoas o nosso modo de trabalho que há mais de 10 anos vem apresentando resultados maravilhosos. O nosso Curso não é apenas um curso de qualificação profissional, ele também é um "treinamento motivacional", de "Autoconhecimento" um "tratamento" que você vai conseguir aplicar na sua vida e ainda dividir com as pessoas que você ama!

Nenhum comentário: