quinta-feira, 22 de março de 2012

Encantador de Vidas








Uma grande apresentação de um livro que ira transformar você caro leitor. vi apresentação desse livro vale apena ler, terá uma lição de superação!!!!!!!


O dom inigualável de Monty Roberts para lidar com cavalos fez dele um mestre na utilização da linguagem na comunicação, chamada por ele de “Equus”. A obra O Homem que Ouve Cavalos ficou por mais de um ano na lista dos dez best-sellers nos EUA e na
Inglaterra, segundo a revistaPublishers Weekly

. Nuno Cobra Ribeiro (São José do Rio Pardo, 13 de agosto de 1938) é graduado pela Escola de Educação Física de São Carlos. É o autor do livro "A Semente da Vitória", em que expõe seu método para "chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo". Foi instrutor dos atletas Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Mika Hakkinen, Jaime Oncins,Cassio Motta, Cláudia Monteiro, Patrícia Medrado e Gil de Ferran, todos nos anos 1990, mas, seu primeiro aluno foi um velho fazendeiro sedentário que transformou num campeão de tênis, nos anos 1950. Entretanto, seu nome está associado ao de outro ex-aluno e campeão, Ayrton Senna.http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Cobra

Resenha: A semente da vitória, de Nuno Cobra

Capítulo I – A força de uma experiência.
Nesse primeiro capítulo, o autor narra uma história pessoal, ocorrida há mais de meio século atrás, sobre como conseguiu modificar seu próprio corpo a partir de uma experiência vivenciada no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. Nesse capítulo, ele já introduz o alicerce de seu método, baseado sobretudo no sono, na alimentação, e no relaxamento.

Capítulo II – Meu primeiro aluno
Embora tenha trabalhado com diversas personalidades dos esportes e dos negócios, nesse capítulo, Nuno dedica especial atenção à descrição de seu primeiro trabalho, com um aluno que não era um jovem, e sim um senhor de idade que queria aprender a jogar tênis, e que conseguiu transformar completamente sua saúde a partir do trabalho desenvolvido pelo autor.

Capítulo III – Trabalhando o físico, o mental, o espiritual e o emocional
Aqui, aborda-se a importância de trabalhar o cérebro, a fim de que ele seja programado para atuar em nosso favor. Explica como a sociedade nos oprime desde a infância, e como devemos nos aproximar de pessoas positivas, e nos afastar das pessoas com alta carga de negatividade. Também se comenta sobre o quão importante é desenvolvermos emoções positivas em nossas vidas.

Dois pontos de intersecção com outros livros merecem ser registrados. Primeiro, o título do capítulo tem tudo a ver com as quatro dimensões de energia aprofundadas no livro de Jim Loher e Tony Schwartz. Não sei se o autor se baseou nas ideias sustentadas por esses autores norte-americanos, mas o fato é que ambos tratam do papel fundamental, para o sustento do alto desempenho, que o gerenciamento dessas quatro fontes de energia – física, mental, espiritual e emocional – proporcionam à vida das pessoas.

O segundo ponto de intersecção é com o livro do David Allen, ou melhor, com a metodologia GTD, uma vez que o autor de “A semente da vitória” também trata da importância de você prestar atenção naquilo que interfere em seu pensamento.

Uma terceira leitura intertextual pode ser extraída, com a obra da psicóloga Caro Dweck, uma vez que Nuno Cobra faz considerações a respeito de como a sociedade impede o desenvolvimento emocional das crianças, e oferece soluções para resolver esse problema.

Capítulo IV – Saúde é entusiasmo, é disposição, é alegria de viver
São dadas dicas sobre como obter saúde, e como a pessoa pode mudar seus hábitos para romper com o ciclo de doenças e começar a ter uma vida mais plena. Nós encontramos um novo ponto de intersecção com o livro de Jim Loher e Tony Schwartz, pois Nuno defende que o estresse, visto como o vilão de nossa sociedade, tem, na verdade, um valor positivo, pois é a mola propulsora que nos impele a buscar o nosso melhor, ideia essa que é a mesma sustentada pelos autores norte-americanos. O estresse só produz resultados positivos se for seguido de um descanso, para a renovação das energias.

Outro ponto de intersecção encontramos com o livro resenhado de Leo Babauta, uma vez que o autor brasileiro sustenta que a mudança deve começar por “pequenos gestos”. Ora, esse é um dos princípios defendidos pelo autor norte-americano, que tem, dentre as regras basilares de sua filosofia de vida, o “start small” – comece pequeno.

Aliás, ampliando a discussão, podemos afirmar que essa é uma regra que vale também para outras áreas da vida. Por exemplo, na Bolsa de Valores, defendo a ideia de que a pessoa deve começar a operar na Bolsa com valores pequenos, de forma gradual, e, à medida que seu conhecimento avançar, também investir valores maiores.

Capítulo V – O sono é decisivo na manutenção e elevação de seu nível de saúde
Considero esse um dos melhores capítulos do livro – senão o melhor – que mudou minha visão acerca do sono. Nuno Cobra defende o sono como o pilar de seu método, e mostra, ao longo desse capítulo, a importância do sono para a restauração do organismo, seu papel na atividade metabólica do corpo, dentre outros benefícios.
Esse capítulo chega a ser desconcertante, no contexto da sociedade em que vivemos, pois o sono passou a ser um entrave à produtividade. Visto sob esse ângulo, o sono passou a ser sinônimo de perda de tempo.
O autor defende que se vá para a cama o mais cedo possível, entre nove e meia e dez e meia da noite, e se durma em torno de oito horas. É um desafio que parece gigantesco, para muitas pessoas, mas os benefícios aparecem. Quando se dorme melhor, você acorda mais cedo e mais bem disposto. O sono tem um papel revitalizador, e chega a curar doenças, de acordo com Nuno Cobra. Por evidente, há pessoas que não têm condições de ir para a cama nesse horário, como estudantes de cursos noturnos, cujas aulas terminam por volta desse mesmo horário – entre 10 e 11 da noite.

Capítulo VI – Rompendo velhos hábitos para ganhar nova vida
Esse capítulo concentra-se nos benefícios de uma alimentação saudável. Isso inclui mudança de hábitos, tais como: “mastigar os líquidos e beber os sólidos”, isto é, dar atenção ao processo digestivo, cheirar os alimentos, comer prestando atenção na própria refeição, beber bastante água, ter um café da manhã rico e variado, um almoço leve e sem muitos molhos e temperos nas saladas, e um jantar mais leve ainda.
Uma dica interessante que encontrei foi a de beber os líquidos sempre na temperatura ambiente, pois água gelada agrediria o organismo, que trabalharia de forma extra para manter sua temperatura em equilíbrio. O consumo de água deve ser constante ao longo do dia, e diminuído à noite, para evitar que você vá muitas vezes ao banheiro durante a madrugada. Essa dica tem lógica, uma vez que esse fato – ir ao banheiro durante a madrugada – piora a qualidade do sono.

Capítulo VII – A necessidade vital de movimento
Como o próprio título do capítulo sugere, esse é o espaço dedicado à atividade física, sobretudo ao trabalho cardiovascular. Isso porque o que mais prejudica o coração é a falta de movimento. A ausência de movimento dificulta a circulação sanguínea, o que faz com que o coração trabalhe com esforço adicional.

Nuno Cobra descreve os benefícios do movimento para o ser humano, argumentando que ele melhora a vida das pessoas em todos os aspectos, tornando-as, inclusive, menos depressivas.
Dentro de sua metodologia, o movimento deve ser adquirido de forma gradual: começa com passeios, depois com caminhadas, e só então pode-se passar para as corridas. Tudo realizado com os necessários intervalos para descanso. Segundo o autor, a musculação somente pode ser realizada quando é feito, de forma prévia, o trabalho cardiovascular.

Capítulo VIII – Acorde o seu deus dormente
Cuida-se, nesse capítulo, das partes mental, emocional e espiritual. É interessante anotar que o autor começa esse capítulo destacando como a sociedade impede as crianças de desenvolverem a sua criatividade. E isso vai ao encontro das ideias abordadas em outro artigo que publicamos aqui no Valores Reais, inclusive com dados científicos que comprovam a veracidade dessa assertiva.
A ideia subjacente do trabalho do autor é que se chega à conquista da mente por meio da conquista do corpo. Com uma saúde equilibrada, é possível desenvolver os corpos emocional e espiritual.

Capítulo IX – Praticando a ecologia interior
Nesse capítulo, desenvolve-se questões relacionadas à motivação. É preciso ter coragem, fé, e otimismo em relação ao futuro, e acreditar que é possível vencer desafios e conquistar metas e sonhos.

Capítulo X – Depoimentos de alguns pupilos
Pessoas treinadas pelo método do autor relatam suas experiências e transformações.

Capítulo XI – Encantador é cada momento
Mensagem final de motivação para as pessoas acreditarem que podem modificar o curso de suas vidas a partir de mudanças de hábitos. Nuno destaca a importância de se viver no “presente”, não se lamentando por coisas que ocorreram no passado, nem criando muitas expectativas em relação ao futuro.

Conclusão

A semente da vitória é um excelente livro para as pessoas que estão buscando melhorar a qualidade de vida a partir de uma mudança de hábitos em relação ao seu corpo. Se você vive cansado, se alimenta mal, dorme pouco (ou mal), e vê sua saúde declinar, esse livro será de extrema utilidade, pois contém diversas dicas e orientações práticas para as pessoas melhorarem seus níveis de saúde.
É importante dizer que o livro é escrito em linguagem didática, sem notas de rodapé, de forma que a leitura flui de forma bastante agradável. Os pontos de intersecção extraídos de outros títulos, das mais diferentes áreas do conhecimento humano, provam que muitas assertivas contidas no livro tem também fundamentos científicos, o que lhe acrescenta valor adicional.
Os capítulos sobre os benefícios do sono e de uma alimentação equilibrada merecem destaque especial, os quais pude comprovar na prática, sete anos atrás, quando comecei a seguir as orientações do autor.

Nenhum comentário: