sábado, 11 de fevereiro de 2012

Seria plágio???????

"Avatar" seria plágio de história em quadrinhos?

Apesar das alta bilheteria, ainda assim prejudicada pelas nevascas na costa leste dos EUA, "Avatar" segue agora em polêmica por conta de um possível plágio.
Surgiram comparações na internet entre os personagens azuis de "Avatar", que se passa num futuro onde a Lua é uma floresta mágica habitada pelos seres primitivos, e a heroína de uma história em quadrinhos dos anos 1980 da Marvel Comics.
No topo, detalhe da HQ "Timespirits"; em cima, Na'vi treina com flecha em cena de "Avatar"Em diversos blogs apareceram fotos da capa e de páginas internas da revista, chamada "Timespirits", com uma mulher alienígena azul, meio listrada e nua, numa floresta. O enredo não fica claro, mas ela luta com militares e se envolve com um índio.

Em "Avatar", um grupo de cientistas entra em Pandora, a Lua dos Na´vis, por meio de clones dos seres azuis. Um terráqueo, o ex-soldado Jake Sully (Sam Worthington), acaba se apaixonando por uma Na´vi, a guerreira Neytiri (Zoe Saldana), com grandes olhos amarelos e traços fluorescentes.
Pouco antes da estreia, no entanto, em agosto, o jornal inglês "The Guardian" afirmou que os criadores de um filme de animação chamado "Delgo" pensavam em abrir uma ação legal contra os produtores de "Avatar" devido às similaridades entre os extraterrestres. Mais informações na Folha Online.
Avatar

Segundo o Bleeding Cool, uma editora norte-americana, ainda desconhecida, já está começando a produzir quadrinhos baseados no mundo de Avatar, o filme deJames Cameron. Mas a publicação da HQ pode resultar em processo.
A Avatar Press (editora que financia o Bleeding Cool) tem seu nome e outras marcas registradas para o mercado de quadrinhos. Inclusive, coincidência ou não, Pandora - uma guerreira das selvas que teve título próprio na editora - também é marca registrada da editora.
O Bleeding Cool já fez até uma brincadeira de 1o de abril, dizendo que a Avatar Press ia processar James Cameron. Mas agora o caso pode ficar sério.

Nenhum comentário: