segunda-feira, 22 de junho de 2015

A comédia humana – volume 9

Considerada uma das melhores edições da obra de Balzac fora da França, coleção da Biblioteca Azul ganha mais um volume
A Biblioteca Azul lança o nono volume de A comédia humana, de Honoré Balzac. A edição inclui Esplendores e misérias das cortesãs, romance que juntamente com O pai Goriot e Ilusões perdidas compõem um dos eixos principais da extensa obra de Balzac. Dedicado às cenas da vida parisiense, o livro inclui ainda as obras Os segredos da princesa de Cadignan, Facino Cane, Sarrasine e Pedro Grassou.  Esplendores e misérias das cortesãs.
Ester van Gobseck é uma prostituta, filha da famosa cortesã Sarah van Gobseck, e sobrinha do agiota Jean-Esther van Gobseck. Conhecida como a Torpedo, por arruinar os homens que se apaixonam por ela, Ester seduz o barão de Nuncingen, seguindo as ordens do abade Herrera. A cortesã tira dinheiro do barão para que seu amante possa Lucien de Rubempré comprar terras e se casar.
Neste romance, Balzac mistura habilmente a heroína romântica na figura da prostituta que se redime ao se apaixonar, os amores de um ancião, a ascensão e a queda de um sujeito ambicioso que deseja se destacar na sociedade parisiense e a luta entre os criminosos e a polícia.

Os segredos da princesa de Cadignan
Isolada da sociedade, a princesa de Cadignan tem na marquesa d'Espard sua única amiga, a quem confessa sua interminável lista de amantes. A marquesa decide apresentar a princesa a Daniel d'Arthez, um escritor que herdou uma fortuna e recebeu o título de barão.
D'Arthez é um homem simples e vive com uma mulher por quem não nutre o menor respeito. A princesa o seduz, contando todos os seus segredos como se fosse uma mulher enganada por homens que mereciam o seu amor. No entanto, a princesa se apaixona realmente pelo escritor e se vê diante de uma escolha ao perceber que os amigos do barão desejam revelar a verdade sobre ela.

Nenhum comentário: