segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Livro sobre morte de Bin Laden causa polêmica nos EUA




Um livro que trará o relato da operação que matou o líder da Al Qaeda Osama bin Laden por um de seus participantes já começou a fazer barulho nos EUA antes mesmo de chegar às livrarias.

"No Easy Day" --que será publicado no Brasil com o título"Não há dia fácil: Um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama bin Laden" pode levar o autor ao banco dos réus, se o Departamento de Defesa considerar que ele revela detalhes confidenciais da ação.

Segundo a editora americana Dutton, que lançará o livro em 11 de setembro, o autor, ex-integrante do Seal (elite da Marinha dos EUA), pretende "esclarecer uma das mais importantes missões dos EUA".

O militar, que já deixou a Marinha, assina sob o pseudônimo de Mark Owen.

Além de EUA e Brasil, onde será publicado pela Editora Paralela (selo da Companhia das Letras), o livro será editado também no Reino Unido.


Mark Owen (pseudônimo) foi membro do Grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, o devgru, mais conhecido como Equipe Seis do Seal. Em seus muitos anos como Seal da Marinha, participou de centenas de missões. Foi chefe de equipe na Operação Lança de Netuno, em Abbottabad, Paquistão, em 1º de maio de 2011, que resultou na morte de Osama bin Laden. Owen foi um dos primeiros homens a adentrarem no esconderijo do terrorista e testemunhou, em primeira mão, a sua morte.

Kevin Maurer cobre as atividades das forças de operações especiais norte-americanas há nove anos. Trabalhou como repórter das Forças Especiais em seis ocasiões no Afeganistão. Em 2006, passou um mês com unidades de operações especiais no leste da África e acompanhou as forças americanas em missões no Iraque e no Haiti.

Nenhum comentário: