quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Legendário revolucionário.


... e vai por fogo 


Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo

A trajetória do revolucionário Carlos Marighella, militante do Partido Comunista Brasileiro por 33 anos e fundador da Ação Libertadora Nacional, o maior grupo armado de oposição à ditadura militar (1964-85)





Vem aí uma outra biografia de Carlos Marighella, mais importante guerrilheiro brasileiro, sai em agosto, pela Cia das Letras. Escrita por Mário Magalhães, após nove anos de preparação. Título? Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo.      

Mário Magalhães revela, por exemplo, que Joan Miró, pintor catalão, deu alguns de seus esboços para a Aliança Libertadora Nacional leiloar na Europa. Luchino Visconti, cineasta italiano, doou dinheiro para a organização armada, durante a ditadura militar.

E em sua Casa de Vidro, em SP, Lina Bo Bardi abrigou reuniões ultrassecretas entre Marighella e Carlos Lamarca – antes de o capitão abandonar o Exército, em janeiro de 1969, e se incorporar à Vanguarda Popular Revolucionária.

O livro é resultado de entrevistas com 247 pessoas e consulta a 50 mil páginas de documentos – a maioria secreta – no Brasil, EUA, Rússia e República Tcheca, entre outros países.

Nenhum comentário: