sábado, 23 de dezembro de 2017


 Círculo de Fogo (Stalingrad - Enemy at the Gates, 2001) teve como base o livro de William Craig, Enemy at the Gates: The Battle for Stalingrad (1973), sobre a Batalha de Stalingrado (1942 / 1943), mas a ação é focada em apenas um dos eventos mencionados no livro: um duelo travado por dois atiradores de elite em meio as ruínas da cidade.
Para deter Vasily, os alemães convocam o major Erwin König (Ed Harris), seu mais condecorado atirador, e assim como Vasily, um símbolo de superioridade para o Terceiro Reich.O elenco também conta com a participação de Rachel Weiz como Tania Chernova, o grande amor de Vasily, e Bob Hoskins como o general Nikita Khrushchev (líder do Partido Comunista Soviético entre 1953 e 1964).  
Círculo de Fogo foi inteiramente rodado em locações na Alemanha. Annaud escolheu a cidade de Cottbus para rodar a dramática sequência da travessia do rio Volga, enquanto as impressionantes cenas da Batalha de Stalingrado e o duelo dos atiradores, foram filmados nos arredores de Berlin.
O estilo visual do filme segue a linha "documentário de guerra", criada por Steven Spielberg em O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998) e também adotada por Ridley Scott em Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, 2001), compôsto por imagens realistas de violência gráfica, captadas através de tomadas manuais.
O filme foi bastante criticado (tanto na Rússia como no ocidente) pelas liberdades tomadas no relato de fatos históricos. Tanto o enredo como os personagens, diferem bastante dos registros oficiais. Historiadores afirmam que Vasily realmente existiu, mas a história de seu duelo com o major König seria ficcional.

Nenhum comentário: