segunda-feira, 25 de maio de 2015

Em seu primeiro livro infantil, Keith Richards, o lendário guitarrista dos Rolling Stones, conta a história da relação de afeto e aprendizado com seu avô

Theodore Augustus Dupree, o Gus, é um desconhecido que desempenhou papel decisivo para a história do rock. Ao presentear seu neto Keith com o primeiro violão, ele incentivou a formação musical daquele que se tornaria o guitarrista dos Rolling Stones. Gus e Eu – a história do meu avô e do meu primeiro violão, livro de estreia de Keith Richards como autor infantil, evoca os anos de convivência e aprendizado do garoto Keith com o velho Gus, com foco em sua paixão comum pela música.
Gus tocava vários instrumentos, foi líder de uma banda de baile e a primeira grande influência na vida de Keith. Além do interesse pela música, os dois compartilhavam longas caminhadas por Londres no pós-guerra. Essas recordações, repletas de afeto, são ilustradas por Theodora Richards – a filha que Keith batizou em homenagem a Gus. Fotos de álbuns da família Richards também fazem parte da obra.
Em entrevista à revista Rolling Stone, em março de 2014, Keith Richard admitiu que o nascimento de seu quinto neto o estimulou a escrever para crianças. “Aquele laço especial entre crianças e avós é único e deveria ser valorizado. Essa é a história sobre um desses momentos mágicos. Que eu seja um avô tão bom quanto Gus foi para mim”, disse Keith.
Sobre o autor
Keith Richards é músico, cantor, compositor e membro fundador dos Rolling Stones. Nasceu em Dartford, na Inglaterra. Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, tem uma coleção de mais de 350 guitarras. Sua biografia, Vida (Globo Livros, 2010), foi aclamada pela crítica e chegou ao primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times. Richards tem cinco filhos e cinco netos.

Sobre a ilustradora
Theodora Dupree Richards, que recebeu o nome do bisavô, Theodore Augustus Dupree, é artista plástica e filha de Keith Richards e Patti Hansen. Para pesquisar imagens para o livro, ela viajou até a cidade natal da família e consultou familiares e fotografias históricas do tempo da infância de seu pai. Este é seu primeiro livro.

Nenhum comentário: