sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas

Resultado de imagem para Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas

Nesta obra, os leitores encontrarão tanto uma descrição dos aspectos clínicos principais e associados de cada transtorno como diretrizes diagnósticas para a maioria dos casos. Sumário - Prefácio à edição brasileira, Apresentação à edição brasileira, Prefácio, Agradecimentos, Introdução, Notas sobre categorias selecionadas na classificação de transtornos mentais e de comportamento na CID-10, Lista de categorias, Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas, Anexo. Outras condições da CID-10 freqüentemente associadas a transtornos mentais e de comportamento na #CID-10, Lista de investigadores principais, Índice.

Com base nesses fatos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito de tudo ao seu alcance para sensibilizar médicos e demais agentes de saúde para essa difícil tarefa de detectar e tratar também os transtornos mentais. É dentro da ampla iniciativa de facilitar esta tarefa que a #OMS compila e publica pela primeira vez, em 1996, essas Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Transtornos Mentais em Cuidados Primários, agora disponíveis em português. Para um bom conhecedor do capítulo V (dos #transtornos mentais) da décima versão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), basta folhear rapidamente este pequeno livro para notar que as diretrizes diagnósticas para a rede de cuidados primários nele apresentadas são versões resumidas das diretrizes propostas na CID-10. Nota-se, por exemplo, o mesmo marcador F32 para depressão, ou F10 para transtornos por uso de álcool. No entanto, há várias inovações, algumas até audaciosas. Com apresentação bastante didática e convidativa, neste livro há duas páginas para cada um dos transtornos mentais: na primeira delas, a página de diretrizes diagnósticas, sempre na página à esquerda de quem abre o livro, há um resumo das principais queixas apresentadas pelos pacientes, um resumo dos aspectos diagnósticos relevantes e alguns dados para um #diagnóstico diferencial. A segunda página, sempre à direita, traz a novidade deste livro: ela contém as diretrizes de tratamento, com informações essenciais para o paciente e familiares, recomendações para os mesmos tentarem manejar os sintomas, alguns dados sobre o uso de medicação e até sugestões de quando consultar um especialista. Os apêndices são bem interessantes, contendo inclusive um índice de sintomas e dois fluxogramas para auxiliar a tarefa diagnóstica.


Nenhum comentário: