terça-feira, 14 de abril de 2015


 Alexandre Martins Fontes, diretor da WMF Martins Fontes, disse ter se surpreendido com a repercussão da nota e, por conta disso, decidiu antecipar o lançamento do livro. Antes previsto para 2016, o livro sairá ainda em 2015. "Ingenuamente, eu não esperava essa reação das pessoas. É deprimente ver como boa parte da população brasileira ainda reage a esse tema. Eu nunca tive dúvidas em relação a esse livro, mas esse incidente me fez ter mais certeza de que foi uma boa escolha", disse ao PublishNews. Para Martins Fontes, a reação das pessoas demonstra que são pessoas despreparadas e mal educadas. "É essa a realidade que um menino ou uma menina gay enfrenta. É para se levar muito a sério essa questão", completou.
Outra editora que já publicou livros para crianças e jovens em que trata da temática LGBT é a Terceiro Nome, tema já abordado pelo PublishNews em reportagem de fevereiro de 2014. Mary Lou Paris, diretora editorial da casa, sai em defesa do livro: "que bom que temas que já maltratam muita gente, como a orientação sexual e o racismo, possam ser abordados e enfrentados às claras, mesmo provocando a reação de pessoas preconceituosas ou intolerantes".
A iniciativa da Martins Fontes não será a única a ganhar corpo em 2015. O selo Gutenberg, da Autêntica, prepara para 2015 o lançamento do romance Ask the passangers (ainda sem título em português), de A. S. King, que conta a história de uma menina que se descobre gay. Para Alessandra Ruiz, diretora editorial da Gutenberg, a presença de livro com essa temática se faz muito relevante nas prateleiras das livrarias no Brasil. "Livros como estes são espelhos do que acontece na sociedade. Permitem a identificação de leitores que vivem histórias semelhantes, ao mesmo tempo em que ajudam as pessoas em geral a entrarem nesse universo tão particular, entendendo-o melhor, o que contribui para serem mais tolerantes e abertas em relação a ele", argumenta. A previsão é que o livro da Gutenberg saia em junho deste ano.

Nenhum comentário: