quinta-feira, 13 de março de 2014

Em Da minha terra à Terra, é seu talento como narrador que surpreende.

As fotos de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Suas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor.
Um dos maiores fotojornalistas do mundo, considerado por muitos o melhor. Sebastião Salgado saiu detrás das lentes e virou personagem principal de sua própria história. O livro ‘Da minha terra à Terra’ é uma autobiografia em que ele, junto a Isabelle França, conta sua história pessoal, raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico.
A autobiografia de Salgado já foi lançada na França, onde o fotojornalista mora desde 1973. No Brasil, o livro está em pré-venda, com previsão de lançamento para 11 de março. Em outubro deste ano, será lançado do documentário sobre Sebastião Salgado, dirigido por Wim Wenders (diretor de Pina e Buena Vista Social Club).
No livro ‘Da minha terra à Terra’, o talento de Salgado surpreende, assim como nas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados, que já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor.
Entre as principais obras de Salgado estão ‘Outras Américas’, onde registrou as condições de vida de pessoas pobres da América Latina; ‘Trabalhadores’, em que fotografou a rotina de produção de trabalhadores manuais; e ‘Terra’, retratos das condições de vida dos trabalhadores rurais sem-terra do Brasil.
Depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado projeto ‘Gênesis’, que deu origem ao livro de mesmo nome. Em uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza, o fotógrafo pôde declarar seu amor à Terra, em sua grandeza e fragilidade. ‘Gênesis’ teve tiragem inicial de 12 mil exemplares e já foi reimpresso. O título chegou às livrarias no primeiro semestre de 2013 e ficou por meses na lista dos mais vendidos.

Vida e Carreira
Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. É formado em Economia e começou sua carreira como fotógrafo na França. Trabalhou para as agências Sigma e Gamma, e desde 1979 faz parte da Magnum. Já recebeu os prêmios mais importantes concedidos ao fotojornalismo, entre eles o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, oferecido pelo International Center of Photography de Nova York, e o Grand Prix da Cidade de Paris.

Nenhum comentário: