quarta-feira, 17 de julho de 2013

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar



 Chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando seres gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes seres são controlados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar o Terceiro Impacto, que levaria a destruição da humanidade.Se trata de uma obra extremamente complexa, com base em crenças judaicas/cristãs. Normal chegar ao final sem entender direito o que aconteceu.
Diferente da maioria dos mangás e animes, que primeiramente sai o mangá e depois o anime, aqui saíram praticamente simultaneamente. Sendo que o mangá ainda não terminaram. Em ambos, a historia vai se desenvolvendo, de forma a ficar cada vez mais depressiva, sombria e dramática, aprofundando nos conflitos dos personagens. A base de ambas as mídias são a mesma, mesmos acontecimentos e até as estratégias de combate contra os anjos não variam muito. A ordem dos acontecimentos são alteradas, mas os acontecimentos permanecem os mesmos, chegam por exemplo, a mostrar como Shinji mata o 1º anjo a aparecer através de flashback no final do 2 episodio, depois dele já ter se alojado na casa da Misato, mas para quem já leu o mangá, não chega a ser surpreendido, pois no mangá aparece exatamente igual.
Existe também, possivelmente, uma maior quantidade de anjos no anime em relação ao mangá. Anjos como Matarael, que se assemelha a uma aranha, não aparece no mangá. Todos os personagens são apresentados da mesma forma, com alterações apenas em detalhes, como por exemplo, Kaworu no mangá aparece tocando piano, enquanto no anime aparece assobiando, mas a musica que ele toca ou assobia, em ambas as versões são a mesma, a 9ª sinfonia.
Ao final do animes, muitas são as perguntas sem resposta, como por exemplo, quem são os anjos afinal de contas e o que eles querem. Seus objetivos são explicados nas obras, mas vendo o universo expandido, que conta toda a historia, pode-se entender melhor. Uma breve explicação: Havia uma raça ancestral, que dominaram todos os segredos da ciência. Ao perceberam que iriam morrer, decidiram preservar as conquistas criando vida em outro lugar. Criaram então sete sementes da vida, em esferas gigantes chamadas Luas. Cada uma possuía seres poderosos contendo suas almas, cujo proposito era da a vida onde aterrissassem. Metade recebeu a fruta da vida, e a outra metade a fruta do conhecimento. Nenhuma recebeu as duas visto que era muito 
perigoso.
Adão, veio parar na Terra, e assim começou a vida aqui, incluindo 16 anjos, completamente autossuficientes. Mas Lilith também veio parar aqui, não podendo haver 2 sementes em um mesmo planeta por é muito perigoso, houve o 1º impacto. Lilith teria sido destruída pela Lança de Longinus, uma arma de auto destruição que cada semante carrega, mas foi danificada na aterrissagem e não funcionou. Adão se incapacitou, fazendo com que os anjos entrassem em estado de hibernação.
Lilith também hibernou, mas antes, também criou vida, os humanos.

Evangelion, é uma grande e complexa obra com uma reflexão sobre a humanidade e sobre o ser humano, e fechamos com uma citação do anime: "O maior inimigo da humanidade é o próprio homem." O que me lembra “o homem é o lobo do próprio homem”, do escritor latino Plauto.
 

Nenhum comentário: