domingo, 28 de julho de 2013

Livro lançado no Brasil pela Editora Companhia das Letras.

SEABISCUIT: UMA LENDA AMERICANA

“Seabiscuit: Uma Lenda Americana” é o conto de uma era de Depressão nas corridas de cavalos que capturou os corações e a imaginação de um país que estava sedento de esperança. A escritora Laura Hillenbrand conseguiu com muito sucesso transformar uma história de não-ficção em um conto que se lê como um romance. As três personagens humanas centrais enfrentaram sua própria cota de desafios. Charles Howard, o pioneiro dos automóveis que introduziu o carro no Oeste, depois de deixar a costa leste em busca de seus sonhos, perdeu tragicamente seu filho num golpe de ironia – um acidente de carro. O “calado” Tom Smith foi uma relíquia do cenário pré-automóvel. Ele tinha uma habilidade natural de se relacionar com cavalos.
Na verdade, ele talvez teve melhores relacionamentos com cavalos do que com a maioria das pessoas porque ele raramente falava. Johnny “Vermelho” Pollard foi forçado a crescer rapidamente depois de ser abandonado pela família. Ele se apaixonou pelo mundo das corridas de cavalos, mas teve que suportar alguns acidentes bem angustiantes e terminou cego de um olho. As três vidas se cruzaram quando Smith descobriu Seabiscuit, um cavalo com um pedigree impressionante, mas com uma carreira sem expressão na conquista de corridas. Smith viu algo em Biscuit que ninguém mais vira até aquele ponto. Howard tinha contratado Smith para ser seu treinador e para cuidar de uma barganha de corrida de cavalo com talento escondido.
Pollard criou um vínculo imediato com o Biscuit quando lhe ofereceu uma pedra de açúcar. Era o início de uma parceria de corridas que estouraria a competição e conquistaria fãs apaixonados por todo o país. A tão esperada disputa de corrida entre Seabiscuit e War Admiral é de tirar o fôlego, e o retorno triunfante de Pollard para ganhar em Santa Ana, depois de ter ficado fora por um terrível acidente, foi demais. O livro detalha mais sobre o lado sombrio das corridas do que o filme, ao descrever os métodos que os jóqueis usavam para diminuir seu peso. A vida de um jóquei naquele tempo era muito sofrida, e não era difícil se ouvir de um jóquei que cometeu suicídio. George Woolf, que foi muito bem retratado no filme pelo jóquei na vida real Gary Stevens, sofria de diabetes Tipo 1. O efeito da doença e a fraqueza do regime provavelmente fizeram com que ele perdesse a consciência em Santa Anita, o que terminou provocando a sua morte. O livro é um rico testamento àqueles homens heroicos e a uma lenda incomum chamada Seabiscuit.
                                                     
                                                   Seabiscuit, Alma de Herói (um milionário - Jeff Bridges - compra um cavalo de pequeno porte e indisciplinado, e contrata um treinador e um jóquei - Chris Cooper e Tobey Maguire - para torná-lo competitivo. juntos transformam Seabiscuit no 'cavalo do ano 1938', chamando a atenção da população americana. bela produção, indicada a 7 Oscars)
Nos Estados Unidos do final dos anos 30, um cavalo de corrida de pernas tortas e menor do que a média se transformou numa celebridade. Em 1938, o pequeno Seabiscuit venceu tantas provas e proporcionou tamanhos ganhos ao seu proprietário, que conseguiu a maior cobertura do ano na imprensa, superando Roosevelt, Hitler e Mussolini. Seabiscuit conta a trajetória mirabolante desse animal e dos três homens responsáveis pelo fenômeno: Charles Howard, o dono, um dos maiores comerciantes de automóveis do país; Red Pollard, o jóquei, um ex-pugilista fracassado; e Tom Smith, o treinador enigmático e carrancudo que se transformou num Midas do turfe.Narrado em estilo ágil e aguerrido, como um empolgante páreo de grande prêmio, o livro leva os leitores ao coração de uma autêntica lenda americana. Nos fins de semana, ligar o rádio nas estações que transmitiam as corridas de Seabiscuit era um ritual em todo o país, atraindo uma audiência de até 40 milhões de pessoas. Multidões de pelo menos 40 mil pessoas lotavam as arquibancadas dos hipódromos apenas para assistir aos treinos do campeão. Numa era em que a população norte-americana não chegava à metade da de hoje, 78 mil pessoas presenciaram sua última corrida - multidão comparável à que atualmente comparece à final do campeonato de futebol americano.

Norte-americana, é editora e articulista da revista Equus desde 1989. Por Seabiscuit, foi a primeira mulher a receber o prêmio inglês William Hill's Sports. O livro ganhou também o prestigioso Book Sense Award como melhor obra de não-ficção publicada nos Estados Unidos, foi vendido para o cinema e já teve os direitos de publicação adquiridos em dez países.

Nenhum comentário: