quinta-feira, 19 de setembro de 2013


Com bela apresentação do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar, Os Homens Tristes e Outros Desenhos Sem Destino, livro idealizado pelos escritores Gustavo Luiz e Paulo Vieira, parceiros de Ziraldo, reúne vasta produção de ilustrações e anotações do cartunista ao longo de quase seis décadas.
São desenhos distintos daqueles que identificam o universo infantil no qual os autores estão mergulhados. Expressões de homens e mulheres, pensativos, cabisbaixos, preocupados ou sorridentes. O livro não se dedica a perseguir uma lógica, até porque fugiria da proposta inicial: afinal, o que faz um cartunista profissional quando não está desenhando? A resposta é simples: desenha.
O exemplar apresenta criações de Ziraldo enquanto conversava ao telefone, orientava sua equipe ou distraia-se assistindo TV. A ideia da obra, segundo os organizadores, é revelar um lado quase desconhecido do artista, a produção de desenhos, os estudos e os croquis, com a finalidade de reconhecer seu próprio traço.
São obras-primas que, como afirma o poeta Ferreira Gullar na apresentação, nasceram do simples prazer de desenhar por desenhar, de reinventar a vida.

Nenhum comentário: